quinta-feira, 30 de junho de 2011

SÉRIE A - Resumo e Classificação da 7ª Rodada.

A 7ª rodada foi marcada pelo maior número de gols em todo o campeonato.
Essa foi a rodada com maior número de visitantes vencendo seus adversários, 5 no total.

Curiosidades

Os 3 Atléticos perderam na rodada NOVAMENTE.
O Flamengo mesmo invicto continua fora do G4.
O Palmeiras venceu pela 1ª vez o Atlético-GO.

Resultados
Vasco 0 x 3 Cruzeiro
Grêmio 2 x 2 Avaí
América-MG 2 x 3 Flamengo
São Paulo 0 x 2 Botafogo
Figueirense 2 x 1 Santos
Bahia 0 x 1 Corinthians
Coritiba 3 x 1 Ceará
Palmeiras 2 x 0 Atlético-GO
Fluminense 3 x 1 Atlético-PR
Atlético-MG 0 x 4 Internacional

Estatísticas da Rodada

Número de gols na rodada - 32
Média de gols - 3,2 gols por partida

Estatísticas do Campeonato

Melhor Ataque : Inter e Flamengo - 16 gols
Pior Ataque : Atlético-PR - 2 gols
Artilheiro : Ronaldinho Gaúcho - 5 gols

Melhor Defesa : Corinthians - 3 gols
Pior Defesa : Avaí - 20 gols

Classificação

Arte (brasileirão.org)

10 situações que eu NUNCA VEREI no futebol.

1 - O estádio particular do Flamengo;
2 - O Atlético-MG ganhando outro nacional;
3 - Um torcedor da "coisa" (Sport) humilde;
4 - Os "gambás" ganhando uma libertadores;
5 - Uma final de Copa do Mundo entre Iran x Iraque (sem que um mate o outro);
6 - O Engenhão lotado em jogo do Botafogo;
7 - Um torcedor do São Paulo admitindo que Marcos é MELHOR que Rogério Ceni;
8 - O Duque de Caxias levando mais de 1000 pessoas para o estádio;
9 - Uma mulher bonita na seleção brasileira de futebol feminino (só tem dragão);
10 - O campeão brasileiro de 1987.

Olá.

Aê moçada.

Estou muito feliz em escrever pela primeira vez nesse BLOG, mas antes gostaria de me apresentar : sou pernambucano, tenho 30 anos, advogado, casado com 2 filhos, e todos os meus amigos e parentes me chamam de Tonhão.

Acompanho futebol de perto desde 1990 quando fui ao Arruda com meu falecido pai ver um Santa x Sport. Ironia do destino acabei me tornando torcedor do "PODEROSO" América FC de Pernambuco, a culpa é do meu amado avô, e não venham me zoar, pq meu time é 6 vezes campeão pernambucano e um dos mais tradiconais clubes do meu Estado (tudo bem podem zoar, eu mesmo faço isso de vez em quando).

Queria agradecer ao meu amigo Fábio ( o baiano mais pernambucano que eu conheço ) pela oportunidade de escrever e por me dar total liberdade na forma com que farei essas postagens.

Aproveito para deixar claro que tudo que escrever aqui é apenas uma **"GRÉIA", uma forma de expressar nas linhas o que falamos nas arquibancadas, na mesa do bar tomando um dreher, na padaria do "manel", ou seja, nas ruas.

É isso! Abraços a Todos.

** GRÉIA = zoação, zombaria, zona, farra, esculhambação, risadagem.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ÍBIS - Pássaro Preto fora da A2 do Pernambucano.

A bagunça reina em torno da disputa do Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão (A2).

A FPF (Federação Pernambucana de Futebol) conseguiu derrubou a liminar que suspendia a realização do campeonato, e que havia sido impetrada em Garanhuns através de um torcedor do Sete de Setembro.

DECISÃO JUDICIAL: http://fpf-pe.com.br/pdfs/deci_a2.pdf

Com isso, tanto Sete de Setembro quanto o Íbis ficam alijados da disputa esse ano. A FPF alegou que os 2 clubes não cumpriram com as reinvidicações impostas para participação no campeonato.

O torneio continuará com apenas 9 equipes : Timbaúba, Olinda, Chã Grande, Atlético Pernambucano, Serra Talhada, Vera Cruz, Belo Jardim, Centro Limoeirense e Ferroviário do Cabo.

Fica a tristeza pela ausência do "Pássaro Preto", só quem perde com isso é o futebol pernambucano, pois o Íbis atrai a atenção da mídia e com isso patrocínios.

Uma pena...

SÉRIE A - Pitacos da Rodada.

Vasco 1 x 1 Cruzeiro - Se fosse me apegar a tabela de classificação e ao fato do Vasco jogar em casa daria o time carioca como favorito, mas vejo o Cruzeiro com um elenco melhor do que o elenco vascaino. Dá empate em São Januário.

Grêmio 3 x 0 Avaí - O tricolor joga pressionado por um bom resultado. E nada melhor que enfrentar o lanterna do campeonato em casa.

América-MG 1 x 2 Flamengo - Apesar do Coelho jogar em casa, provavelmente a maioria da arquibancada deverá estar usando as cores vermelha e preta. Além disso, a boa apresentação no 2º tempo diante do Galo dá um certo favoritismo para o Flamengo.

Bahia 2 x 2 Corinthians - O tricolor vem embalado por 2 boas partidas diante de Fluminense e Atlético-PR fora de casa. Já o Corinthians humilhou o São Paulo na última rodada. Casa cheia em Pituaçú e empate no placar.

Figueirense 1 x 0 Santos - O "Figueira" tenta se recuperar da goleada sofrida na última rodada e enfrenta um Santos bastante desfalcado.

São Paulo 3 x 1 Botafogo - Apesar da ausência de Lucas, o tricolor terá o retorno de Juan, Rodrigo Souto e Casemiro para o confronto diante do Botafogo. Apesar do alvinegro carioca ter melhorado depois da chegada de Elkeson acredito que o São Paulo seja favorito nesse jogo.

Coritiba 2 x 0 Ceará - O "Coxa" encontra-se na zona de rebaixamento no momento, mas apesar da colocação ruim na tabela, o time paranaense não vem jogando tão mal. Acredito numa vitória do vovô paranaense diante do vovô cearense.

Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO - "Verdão" tem um time melhor, joga em casa e com o apoio da torcida. Aposto minhas fichas no Palmeiras.

Atlético-MG 2 x 0 Internacional - Para mim o melhor jogo da rodada. O Galo precisa se recuperar da derrota no RJ enquanto o Inter vai em busca da 2ª vitória fora de casa. Dá "Galo" com o apoio do massa.

Fluminense 4 x 1 Atlético-PR - O Flu busca entrar no G4 enquanto o Atlético buscar sair da ZR. Jogo tem tudo para ser movimentado e com gols. Fluzão vence no Engenhão!

SÉRIE B - Resumo e Classificação da 8ª Rodada.

A 8ª rodada foi marcada por mais uma goleada da Lusa e pela recuperação do Goiás.

Não houve nenhuma alteração no G4, sendo assim, Portuguesa, Ponte Preta, Americana e Paraná permanecem na faixa de acesso, acompanhados de perto por Vitória, ABC, Criciúma e Sport.

Resultados

Portuguesa 5 x 2 São Caetano
Guarani 0 x 1 Vila Nova
Duque de Caxias 0 x 0 Náutico
Sport 2 x 0 ABC
Americana 1 x 0 Barueri
Salgueiro 2 x 3 Ponte Preta
Criciúma 1 x 0 Bragantino
Goiás 2 x 0 Boa Esporte
Icasa 1 x 1 ASA
Vitória 1 x 0 Paraná


Estatísticas da Rodada

Número de gols na rodada - 22 gols
Média de gols - 2,2

Estatísticas do Campeonato

Melhor Ataque : Portuguesa - 25 gols
Pior Ataque : Barueri - 5 gols
Artilheiro : Ricardo Jesus - 9 gols

Melhor Defesa : Paraná,Sport e Criciúma - 5 gols
Pior Defesa : Duque de Caxias - 15 gols

Classificação

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vitória x Paraná.


Foto (Comunidade ECV)

O Vitória enfrenta hoje a noite uma equipe perigosa e que vem surpreendendo nesse campeonato, o Paraná.

Mas falando do que interessa, o Vitória vem apresentando uma boa evolução sob o comando de Geninho. A mudança de esquema tático no jogo diante da Ponte Preta mostrou um Vitória mais encorpado e seguro, mas apesar da boa partida acho que Geninho deveria ousar um pouco mais em sua escalação. E como isso seria feito? Simples!

Marquinhos formaria com Geovanni a dupla de meio campo, e no ataque colocaria Rildo e Neto Baiano. Com isso Geninho tornaria a equipe mais criativa e muito mais ofensiva nesse jogo em que os 3 pontos são importantissimos.

Pelo lado paranaense não há um jogador que se destaque individualmente, e essa é a maior virtude do "Paranito", o jogo de equipe e a obediência tática imposta pelo técnico Roberto Fonseca.

Espero um bom público no Santuário, algo entre 12 e 15 mil pessoas, mas independentemente da quantidade, o importante é incentivar e fazer com que o Leão VENÇA!

Pra cima deles VITÓRIA!!

SÉRIE B - Pitacos da Rodada.

Terça-Feira gorda na Série B!

Portuguesa 2 x 1 São Caetano - A Lusa vem embalada pelas 2 goleadas diante de Bragantino e Goiás e pega pela frente um São Caetano tentando se recuperar. Dá Lusa no Canindé.

Sport 2 x 0 ABC - O Leão da Ilha enfrenta um adversário chato e que vem jogando bem fora de casa. Sem Marcelinho Paraíba barrado pela diretoria, e com o apoio da torcida, o rubro-negro para mim é favorito.

Duque de Caxias 1 x 1 Náutico - O time da baixada ainda não conseguiu vencer na Série B, e me parece que vai continuar assim. O Timbú consegue 1 ponto no RJ.

Americana 1 x 1 Barueri - Que me desculpem os simpatizantes, mas no jogo dos times de "empresários" vou de empate.

Guarani 2 x 0 Vila Nova - O Bugre não vence a 3 rodadas e precisa vencer para voltar a brigar pelo G4. O Vila acertou com Helio dos Anjos. Dá Bugre no Brinco de Ouro!

Criciúma 2 x 0 Bragantino - O tricolor catarinense vem de um bom resultado diante do Sport na Ilha. Já o Bragantino vem se mostrando uma das piores equipes da competição. Qualquer resultado que não seja a vitória em casa será prejuízo para o Criciúma.

Salgueiro 1 x 0 Ponte Preta - No papel o time campineiro é melhor, e a tabela de classificação diz justamente isso, mas vou torcer por um bom resultado do "Carcará" nessa partida.

Goiás 2 x 0 Boa Esporte - Provavelmente o Goiás esteja realizando um dos piores inícios de campeonato de toda a sua história, mesmo assim vejo o "Verdão" favorito diante do surpreendente Boa Esporte.

Icasa 2 x 1 ASA - No "clássico" matuto aposto em uma vitória do "Verdão do Cariri".

Vitória 2 x 0 Paraná - O Leão tem pela frente uma pedreira pela frente. O Paraná vem fazendo uma ótima campanha na Série B, mas com o Vitória jogando em casa e com o time se acertando o favoritismo é do rubro-negro baiano.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Foto-reflexão - Pendurando as chuteiras

Pendurando as chuteiras
 
Repousarei para sempre
a minha vida cansada. Acabou.
Pensei-a eterna; já não a sinto.
A vontade acabou. Demasiado desejou.
O coração parou. Demasiado palpitou.
A Terra te levou. Demasiado esperou.
Agora, ó Destino, cumpre o teu último desejo,
há muito que almejo ser. Já não sou.
A ilusão acabou. Há muito que a levou
o Destino. Esse fado implacável.
Já muito deixou. Suportou.
É a hora. Inabalável.
A hora inevitável!

(Autor desconhecido)


Fotografia de Wagner Bacciotti Campodonio

SÉRIE A - Resumo e Classificação da 6ª Rodada.

A 6ª rodada foi marcada pela ótima média de gols e pelas goleadas. Corinthians, Inter e Flamengo não tiveram pena dos seus adversários.
A rodada marcou também a queda de mais um técnico, Adilson Batista entregou o cargo depois da derrota do "Furacão" em casa diante do Bahia.

Curiosidades

O Cruzeiro venceu a 1ª partida no Brasileiro.
O Ceará venceu a 1ª partida em casa.
O Bahia venceu pela 1ª vez na história o Atlético-PR na Baixada.
São Paulo e Palmeiras perderam pela 1ª vez no Brasileiro.
Abel venceu a 1ª partida à frente do Fluminense.
Os 3 Atléticos perderam na rodada.

Resultados

Flamengo 4 x 1 Atlético-MG
Atlético-PR 0 x 2 Bahia
Cruzeiro 2 x 1 Coritiba
Corinthians 5 x 0 São Paulo
Botafogo 2 x 1 Grêmio
Avaí 0 x 1 Fluminense
Ceará 2 x 0 Palmeiras
Internacional 4 x 1 Figueirense
Atlético-GO 0 x 1 Vasco


Estatísticas da Rodada

Número de gols na rodada - 27
Média de gols - 3 gols por partida

Estatísticas do Campeonato

Melhor Ataque : Flamengo - 13 gols
Pior Ataque : Atlético-PR - 1 gol
Artilheiro : Kleber e Luan (SEP), Liedson (SCCP) e Bernardo (Vasco) - 4 gols

Melhor Defesa : Corinthians - 3 gols
Pior Defesa : Avaí - 18 gols

Classificação

domingo, 26 de junho de 2011

Poderia ter sido melhor!

Tudo bem, ganhamos 1 ponto fora de casa.
Tudo bem, enfrentamos um adversário direto na briga pelo acesso.
Tudo bem, a Ponte era a líder da Série B.

Mas olhando os melhores momentos do jogo percebo que poderia ter sido melhor!!


O Vitória fez a sua melhor partida fora de casa até o momento na Série B, e se Rildo fosse um pouquinho MAIS competente, e um tantinho MENOS "fominha", teríamos conquistado os 3 pontos em Campinas.

Geninho surpreendeu colocando em campo Neto Coruja, formando assim um meio campo com 3 cabeças de área, e Edu no ataque. O esquema aparentemente defensivo se mostrou na verdade eficaz para essa partida, afinal, era preciso segurar o ímpeto da Ponte nos minutos iniciais para depois atacar e ir em busca da vitória.

1º TEMPO - Sufoco e Oportunidades.

O jogo como esperado começou com a Ponte pressionando em busca do gol, e foram 20 minutos em que o sistema defensivo teve que se "virar" para segurar o bom Renatinho e o perigoso Ricardo Jesus. Depois dos 25/1T, o Leão conseguiu equilibrar o jogo e teve nos pés de Rildo as 2 melhores chances de toda 1ª etapa, faltou capricho e uma pitada de categoria ao atacante rubro-negro para colocar a bola pra dentro. o Vitória foi melhor durante a etapa inicial.


2º TEMPO - Equilíbrio

O 2º tempo começou com a melhora do time campineiro, Gilson Kleina adiantou a sua marcação no intuito de sufocar o rubro-negro. Uendel e Renatinho perderam boas chances para a "Macaca" enquanto Geovanni mandou um "pombo sem asas" na trave de Julio Cesar. A Ponte tinha um falso domínio nos 20 minutos finais, chegando com perigo principalmente em cobranças de faltas e bolas levantadas na área rubro-negra, mas sem grandes ameaças. A maior chance campineira aconteceu no minuto final da partida, Josimar chutando de fora da área obrigou Fernando a realizar uma grande defesa, garantindo assim 1 pontinho.



Houve um equilíbrio nas chances de gols durante toda a partida, mas a verdade é que as chances mais claras saíram dos pés dos atacantes do Vitória, deixando assim, aquele gostinho frustrante de QUERO MAIS.

Pontos Positivos
Fernando - Quando foi exigido se mostrou muito bem, melhor jogador em campo;
Geninho - Montou um esquema inesperado e que se mostrou eficaz.

Pontos Negativos
Rildo - Precisa melhor na finalização e deixar de ser "fominha";
Nino - Para mim foi a peça mais fraca do setor defensivo, e ineficaz na criação de jogadas pelas laterais.

Na terça-feira teremos mais uma pedreira pela frente, o Paraná, uma boa oportunidade para a torcida do Leão ir em bom número ao Santuário ajudar o Leão a entrar de vez no G4.

Pra cima deles VITÓRIA!!

SÉRIE B - Resumo e Classificação

A 7ª rodada foi marcada pelo menor número de gols em todas as rodadas, e pela supremacia dos mandantes em seus jogos. A Portuguesa foi a única visitante que venceu seu adversário.

Resultados

Bragantino 0 x 0 Guarani
São Caetano 4 x 2 Duque de Caxias
Sport 0 x 0 Criciúma
Boa Esporte 2 x 0 Barueri
Paraná 2 x 0 Icasa
Ponte Preta 0 x 0 Vitória
Goiás 1 x 4 Portuguesa
Americana 1 x 0 Salgueiro
ABC 1 x 0 Náutico
ASA 1 x 0 Vila Nova

Estatísticas da Rodada

Número de gols na rodada - 18
Média de gols - 1,8 por partida

Estatísticas do Campeonato

Melhor Ataque : Portuguesa - 20 gols
Pior Ataque : Criciúma, Sport, ASA e Barueri - 5 gols
Artilheiro : Ricardo Jesus - 7 gols

Melhor Defesa : Paraná e Boa Esporte - 4 gols sofridos
Pior Defesa : Duque de Caxias - 15 gols sofridos

Classificação

sábado, 25 de junho de 2011

Ponte Preta x Vitória

Hoje em Campinas, o Vitória enfrenta a Ponte Preta, atual líder da Série B. Considero essa a partida mais difícil do Leão até o momento na competição.

A Ponte não tem nenhum jogador famoso, ou com passagem marcante em grandes clubes, mas o técnico Gilson Kleina vem transformando o time campineiro em uma equipe forte taticamente e competente durante os 90 minutos. O grande destaque da "Macaca" até o momento é o atacante Ricardo Jesus que marcou 7 gols em 6 partidas.

Do nosso lado, Geninho irá manter a base da equipe que venceu o Sport no sábado passado. A única alteração já confirmada é a entrada de Gabriel Paulista no lugar de Maurício que cumpre suspensão pelo 3º cartão amarelo.

Tomara que Geovanni enfim reencontre as boas atuações do baiano, que Nino e Fernandinho sejam boas opções pelas laterais, que Rodrigo Mancha e Zé Luis continuem sendo os cães de guarda do time e que a falta de Neto Baiano não seja sentida pela boa atuação de Rildo e Edson.

Hoje, a garra e a disposição devem ser as principais características do time, mas sem esquecer que uma vitória nos coloca de vez no G4.

Pra cima deles VITÓRIA!!

SÉRIE A - Pitacos da Rodada.

3 bons jogos nesse sábado abrem a 6ª rodada da Série A.

Flamengo 1 x 1 Atlético-MG - O Flamengo vem pressionado pelos 4 jogos sem vitória e pelas chuva de críticas a Ronaldinho durante toda a semana, do outro lado, um Galo que vem jogando bem, mas que não consegue vencer, jogo com cara de coluna do meio.

Atlético-PR 1 x 1 Bahia - Se há um clube pressionado pela torcida nesse inicio de campeonato, com certeza esse time atendi pelo nome de Atlético-PR. O "Furacão" de Adilson Batista vem realizando uma campanha medíocre e terá nas arquibancadas um dos seus principais adversários na noite de hoje. O Bahia vem de uma ótima partida no RJ quando venceu o atual campeão brasileiro, aposto em um empate na capital paranaense.

Cruzeiro 2 x 0 Coritiba - Ares novos pairam na Toca da Raposa. "Papai Joel" buscará a 1ª vitória celeste no brasileiro diante de um perigoso Coritiba. Jogando em casa e com apoio da torcida aposto na Raposa.

No domingo teremos mais 6 partidas, incluindo o clássico "majestoso" no Pacaembu.

Atlético-GO 1 x 2 Vasco - O time goiano vem fazendo uma boa campanha e até surpreendendo. O Vasco não vence a 3 partidas. No papel o clube carioca é melhor, vou de Vasco!

Botafogo 2 x 0 Grêmio - Depois de uma semana cheia de especulações em termos de contratação, Caio Junior terá pela frente um Grêmio que vem se mostrando instável e sem seu principal jogador, Vitor. Com Elkeson melhor do resfriado e Maicossuel jogando bem, o favoritismo é do "glorioso".

Avaí 2 x 1 Fluminense - O Avaí em nada lembra o time aguerrido e forte dentro da Ressacada da Copa do Brasil. Mas nessa rodada terá uma boa oportunidade para se recuperar já que enfrenta um Fluminense desarrumado e desfalcado (ou não) de sua maior estrela, Fred.

Ceará 2 x 2 Palmeiras - O Vovô precisa recuperar os pontos perdidos diante do São Paulo, mas o Palmeiras de Kleber e Felipão vem motivado pela ótima vitória diante do Avaí no Canindé, mais um jogo com cara de empate.

Inter 1 x 0 Figueirense - Falcão joga mais uma rodada com a corda no pescoço. Para piorar pega pela proa um Figueirense certinho e que vem mostrando um bom futebol. Olho no jovem Heber. Ainda assim acho que a pressão da torcida e a camisa falarão mais alto.

Corinthians 2 x 1 São Paulo - Um "majestoso" em que os 2 times se enfrentam em boa fase. O Coritnhians joga com força máxima. Já o tricolor não terá Lucas na seleção, e Casemiro com uma virose pode ficar de fora do clássico. Timão vence apertado.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Brasileiro de Futebol Americano 2011

Foto: (Blog do Adler)

No próximo dia 02/07 tem inicio o 3º Brasileiro de Futebol Americano.

Esse ano, o torneio contará com 16 equipes : Vila Velha Tritões, Botafogo Mamutes, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, ABC Corsários, Jaraguá Breakers, Corinthians Steamrollers, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, Vasco da Gama Patriotas, Santos Tsunami, Palmeiras Locomotives, Ponta Grossa Phantoms, Ribeirão Preto Challengers, Uberlândia Lobos e o Corupá Buffalos.

JOGOS DO MÊS DE JULHO

02/07 - Botafogo Mamutes x Vila Velha Tritões
Local: Vila Velha/ES

09/07 - ABC Corsários x Palmeiras Locomotives
Local : Sorocaba/SP

10/07 - Ribeirão Preto Challengers x Santos Tsunami
Local : Santos/SP

16/07 - Curitiba Predadores x Jaraguá Breakers
Local : Jaraguá do Sul/SC

17/07 - Corinthians Steamrollers x Ponta Grossa Phantoms
Local : Ponta Grossa/PR

23/07 - Uberlândia Lobos x Tubarões do Cerrado
Local : Brasília/DF

23/07 - ABC Corsários x Riberão Preto Challengers
Local : Ribeirão Preto/SP

30/07 - Vasco Patriotas x Curitiba Hurricanes
Local : Curitiba/PR

31/07 - Ponta Grossa Phantoms x Corupá Buffalos
Local : Corupá/SC

SÉRIE B - Pitacos da Rodada.

Paraná 2 x 0 Icasa - O tricolor paranaense joga pela liderança diante de um Icasa lutando para sair da zona de rebaixamento.

Sport 1 x 0 Criciúma - O Leão busca se reabilitar e retornar ao G4 e tendo a estréia de Mazola no comando do rubro-negro pernambucano. Já o tricolor catarinense tenta vencer pela 2ª vez fora de casa.

Boa Esporte 2 x 1 Barueri - O Boa vem surpreendendo nesse campeonato, e jogando dentro de casa deve vencer o Barueri.

ABC 1 x 1 Náutico - O Frasqueirão deve receber um bom público para esse clássico nordestino. O ABC é favorito, mas aposto que o Timbú segura o empate na capital potiguar.

Americana 1 x 1 Salgueiro - 2 times que estão fazendo campanhas acima do esperado. Jogo equilibrado no interior paulista.

Goiás 1 x 2 Portuguesa - O Verdão por enquanto é a maior decepção desse inicio de Série B, e a Lusa brigando pela liderança pode se aproveitar da fase ruim goiana, acho que Artur Neto "pega o beco" nessa rodada.

ASA 2 x 1 Vila Nova - No ritmo do Forró o ASA tenta sair da zona de rebaixamento e o Vila encostar no G4, dá ASA.

Ponte Preta 2 x 2 Vitória - Um confronto direto em Campinas. A Ponte líder isolada enfrentando um Vitória que não perde a 3 rodadas, jogo com cara de empate.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sobe/Desce - 23/06

SOBE
  • Santos - Campeão da Libertadores 2011, consagra de uma vez por todas a geração de Neymar (lembrando que a geração de Robinho não conseguiu esse título), que já tinha conquistado uma Copa do Brasil e o Campeonato Paulista.
  • Muricy Ramalho - Técnico mais vitorioso do Brasil, papa-títulos do século XXI.
  • Futebol de base do Bahia - Sagrou-se campeão da Copa Nike 2011 (sub-15) vencendo o Santos por 1 x 0, e agora vai representar o Brasil na Manchester Cup, e enquanto isso outra equipe de base do Bahia chega na final do 35º Troféu Angelo Dossena, ao golear o Atalanta-ITA por 3 x 0, e agora enfrentará a seleção do Japão.

DESCE
  • Arena Fonte Nova - Novamente o Tribunal de Contas do Estado da Bahia ameaça barrar os recursos financeiros para as obras da Fonte Nova. Se isso acontecer, as obras serão paralisadas.
  • River Plate - O tradicional clube de Buenos Aires corre sério risco de ser rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez na sua história. Na noite da última quarta-feira, o River foi a Córdoba e perdeu para o Belgrano por 2 a 0, no primeiro duelo mata-mata pela respecagem e para definir quem disputará a primeira divisão na próxima temporada. No domingo, acontece o jogo de volta,
  • Peñarol - Após a derrota pro Santos na final, o time provoca a maior confusão e novamente cenas de brigas generalizadas acontecem na Libertadores.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CLASSIFICAÇÃO BOLÃO SÉRIE B - 6ª RODADA.

► TOP 10

1. Alexandre 27 (5 pontos-bônus)
2 Terry 25 (4 pontos-bônus)
3. Alvaro 25 (4 pontos-bônus)
4. Roney 23 ( 3 pontos-bônus)
5. Leonidja 22
6. Denis 22
7. Nelson 20
8. Núbia 20
9. Bruno 20
10. Ramirez 20

→ Classificação GERAL

1.
Alexandre Zanolli
...................................... 156

2.
Família Feliz
......................................154

3.
Rogério Lira
...................................... 144

4.
Leonidja
Victor Rubro-Negro
......................................143


6.
Nelson
......................................141

7.
Anchieta Junior
Fabiana
......................................139

9.
Núbia
Vitor Gladiadores
......................................131

11.
Terry
......................................128

12.
William
......................................126

13.
Bruno
...................................... 123

14.
Felipe Godoy
......................................122

15.
WBC
...................................... 120

16.
Edjr
......................................118

17.
Roney
Denis
......................................116

19.
Ricaro Azevedo
......................................113

20.
Jorge
......................................111

21.
André ZW
......................................108

22.
Adegildo
......................................106

23.
Mahatma Lero
......................................102

24.
Ramires
......................................100

25.
Alvaro
......................................95

26.
Túlio FEC
......................................86

27.
Paulinho
......................................76

28.
Victor Henrique
...................................... 73

29.
Cadu Barletta
......................................58

30.
Bruno Pato
......................................43

31.
Sávio
.....................................30

32.
Everton
Nandinho
......................................24

34.
Ituiutaba
......................................23

35.
Jeff
Roni ECB
......................................22

37.
......................................18

38.
Alexandre
Antonio
......................................17

40.
Fábio Dantas
......................................16

41.
Diogo King
......................................10

Para PARTICIPAR


O VENCEDOR GANHARÁ A CAMISA DO SEU CLUBE DO CORAÇÃO

Último passo.

Neymar decidindo no ataque. Ganso e Léo retornando na hora decisiva. Elano e Arouca dominando o meio campo. Muricy no comando. Um Pacaembú lotado. Junte-se a isso, uma campanha quase perfeita com 9 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota. Tudo conspira a favor do "peixe" na luta pelo Tri da Libertadores.

Nesse último passo rumo ao tricampeonato, um adversário "chato" e com um histórico tão grande quanto o do alvinegro praiano, o Peñarol. Há que se ter cuidado, e principalmente, há que se respeitar a camisa e tradição de conquistas do clube uruguaio.

O Santos deve vir a campo com Rafael; Danilo, Durval,Edu Dracena e Léo; Arouca, Adriano,Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo.

Boa Sorte, SANTOS!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Foto-reflexão - O homem na natureza

O que é o homem na natureza?
Um nada em relação ao infinito,
um tudo em relação ao nada,
um ponto a meio entre nada e tudo.
(Blaise Pascal)



Foto de Wagner Bacciotti Campodonio

Boa notícia? Sim, e que nos enche de esperanças.

Rio encontra saída para tirar jovens do crack
Menos vistosas que as UPPs, mas tão importantes quanto, para o presente e o futuro do Rio, têm sido as operações da secretaria de municipal de Assistência Social que recolhem das ruas os viciados em drogas. Graças à singela tese posta a circular pelo secretário Rodrigo Bethlen – e amparada pela Justiça – meninos e meninas com a vida pendurada no crack podem ser resgatados do caminho até então sem volta em que se haviam enfiado.
Do final de março até esta terça-feira, 21, mais de mil pessoas foram retiradas das ruas, principalmente nos bairros do Flamengo, Catete, Glória e Laranjeiras. Mais de duzentas crianças para as quais tem sido possível oferecer abrigo e tratamento graças a uma bela sacada: a ideia segundo a qual se estão na rua, consumindo drogas, é porque foram abandonadas pelos pais.
A partir daí, é obrigação do estado assumir-lhes a tutela para cuidar, oferecer, remédio, tratamento, comida, educação e segurança. Esse pequeno truque criado por Bethlen mudou a rotina cruel em que meninos e meninas, entupidos de drogas, não ficavam mais de 24 horas nos abrigos. Em nome do ir e vir – e da menoridade – voltavam à trilha da degradação nos mesmos pontos onde haviam sido encontrados. A repetição exaustiva desse exercício criou na sociedade uma sensação de causa perdida. Pura enxugação de gelo, como eram tratadas, até a chegada das UPPs de Beltrame, as incontáveis tentativas de desalojar dos morros as quadrilhas que os dominavam.
A mudança de agora descortinou o que poderá ser a única saída para os milhares de crianças e adolescentes que o país perde todos os meses para a devastadora epidemia de crack e, agora, de oxi. Fora desse caminho até pode existir solução, mas, pelo menos por enquanto, não está à vista.
Como não está – e não apenas esta, mas solução alguma – para os adultos. Desses, nada além de uma parcela mínima tem a possibilidade de resgatar a dignidade que um dia tenha experimentado. Entre os adultos viciados em crack ou oxi recolhidos das ruas mais de metade sofre de graves problemas mentais. Gente para a qual dificilmente existirá volta ou porta de saída. Falta-lhes, além do tratamento, uma família estruturada que os acolha de volta. Uma raridade nesses casos.



 http://xicovargas.uol.com.br/index.php/2352

É bom ler isso, é bom ver  que algum órgão do governo está fazendo algo pela sociedade. Que seja um trabalho contínuo e que a idéia se espalhe para outros estados. Está de Parabéns à secretaria de municipal de Assistência Social.

Crise Financeira abala Futebol Europeu.

A visão dos brasileiros que encaram o futebol europeu como realização de um conto de fadas nem sempre corresponde a realidade.

Países como Espanha, Itália e Inglaterra (principais potências do esporte) encontram-se com vários clubes em estado de falência ou em grave situação financeira para a temporada 2011/2012.

Na Espanha, segundo a LFP (Liga Espanhola), 21 clubes da 1ª e 2ª divisões foram denunciados por falta de pagamento envolvendo cerca de 300 jogadores, e o risco de uma greve geral dos profissionais do futebol é dada como certa para essa temporada.



Na Itália, desde a temporada 10/11, os clubes buscam diminuir o número de contratações e segundo a imprensa italiana muitos clubes propuseram redução salarial aos seus principais jogadores, caso de Totti e De Rossi no Roma. Inter e Milan, que atualmente possuem a melhor situação econômica do Calcio realizam contratações bem mais modestas, inclusive com a utilização de empréstimo, como no caso de Ibraimovich, caso impensável há 5 anos atrás para os padrões do rossonero italiano.

Na Inglaterra, atual Meca dos jogadores (e empresários), a situação não é diferente. Apesar dos milhões de petro-dólares derramados no Manchester City, clubes como o Liverpool, que passou por uma grave crise financeira até ser comprado pelo magnata americano John Henry, ou o Chelsea, do bilionário Roman Abramovich, que anunciou em seu balanço um prejuízo de cerca de R$ 200 milhões na temporada 10/11, são exemplos da péssima fase financeira dos clubes europeus.

Segundo a Deloitte Consultoria, a dívida dos 20 clubes da Premier League estaria em R$1,5 bilhão, algo insustentável até para o poderoso e rico futebol britânico.

Vale salientar que para a temporada 2012/2013, a UEFA impôs que somente clubes que estejam inseridos nas novas regras de "jogo limpo financeiro" poderão disputar a Champions League.

Pois é, nem só de rosas, dinheiro e glamour vive o futebol do velho continente!

SÉRIE B - Começa a 7ª Rodada.

Dois jogos abrem a 7ª rodada da Série B.

Bragantino x Guarani se enfrentam em Bragança Paulista. O time da casa precisa vencer para sair da zona de rebaixamento. Já o bugre busca os 3 pontos para retornar ao G4.

São Caetano x Duque de Caxias jogam no ABC em busca de reabilitação no campeonato. O azulão vem fazendo um campanha pífia e beira a zona de rebaixamento com 6 pts em 6 partidas. O Duque ainda consegue ser pior, e segura a lanterna da Série B com 2 pts.

Palpites

Bragantino 0 x 1 Guarani
São Caetano 2 x 0 Duque de Caxias

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curtinhas.

Sport - Helio dos Anjos não é mais técnico do Sport.
Técnico em comum acordo com a diretoria pediu demissão do cargo. Já se falam em Adilson Batista e Cuca na capital pernambucana.

Bahia - Jóbson já se encontra na Suíca.
Atacante tricolor espera ser absolvido pelo tribunal da FIFA nessa terça feira, livrando-se assim, de uma suspensão que pode chegar a 2 anos.

Santa Cruz - Zé Teodoro aprova estréia de Flavio "Caça Rato".
O comandante do Santa aprovou a estréia com a camisa tricolor do meia atacante, na boa viória perante o América-RN no Arruda, e deve efetiva-lo como titular no próximo amistoso diante do Treze da Paraíba.

Inter - Falcão : "Queria começar de novo".
Em entrevista coletiva à rádios e tvs do RS, o técnico colorado disse que esperava um novo recomeço na interação junto aos jornalistas que cobrem o time. Falcão disse : " Queria colocar a bola no centro e começar de novo". Falta saber se a imprensa pensa do mesmo jeito, não é Falcão?

Bellucci - Brasileiro é eliminado em Wimbledon.
O nº1 do Brasil, Thomaz Bellucci foi eliminado logo na 1ª rodada do torneio mais tradicional da ATP, o Gran Slan de Winbledon. O brasileiro perdeu por 3 sets a 0 para o alemão Rainer Schuetller em pouco mais de 2 horas de jogo.

Botafogo - Salário milionário dificulta negociação com Diego.
Segundo fontes do clube, a contratação do ex-meia santista Diego emperra no alto valor de seu salário, algo em torno de R$1 milhão. Será que o alvinegro de General Severiano tem bala na agulha?

domingo, 19 de junho de 2011

Um Bahêa como antigamente.

O Bahia fez diante do Fluminense a sua melhor apresentação no retorno a Série A. Não somente pela vitória em si, mas principalmente pela forma com que o time se impôs perante o atual campeão brasileiro.

As estréias de Carlos Alberto e Junior deram maior mobilidade tanto ao meio campo quanto ao ataque. Carlos Alberto realizou com eficiência (até quando as pernas aguentaram) a transição entre meio e ataque. Junior entrou na partida antes do 5/1T no lugar de Souza, contundido, e ao lado de um Jóbson inspirado infernizaram a defesa carioca, dificilmente o "diabo loiro" perderá sua vaga no ataque na próxima partida.

Renê acertou em recuar Fahel para a defesa, realizando assim o papel de um falso 3º zagueiro e dando maior solidez ao setor defensivo.

Ávine (puxando os contra-ataques), Paulo Miranda (melhor da defesa) e Diones (cão de guarda do meio campo) foram os outros destaques do Esquadrão.

Não poderia terminar o texto sem lembrar da linda festa realizada pela torcida tricolor em pleno Engenhão, certamente os 2 ou 3 mil tricolores baianos viram um "Bahêa" como antigamente.

sábado, 18 de junho de 2011

Futebol Americano - Um esporte em crescimento no Brasil.


Depois de um ano de muito trabalho estou curtindo as merecidas férias anuais, e em decorrência disso, estive passeando por Boa Viagem (Recife) junto com a família. Em certo ponto do passeio me deparei com algumas pessoas praticando um esporte pouco conhecido e difundido no Brasil, o Futebol Americano.

A curiosidade falou alto, fiquei alí assistindo ao treino, e logo depois a uma partida. Foram cerca de 2 horas ( que não senti passar ) que me fizeram despertar o interesse em escrever sobre o esporte. Mas como fazer?? São poucas as matérias e principalmente pouquíssimas as pessoas conhecidas que praticam o Futebol Americano no Brasil.

Fui buscar informações com quem conhece e pratica o esporte.

Brunno Costa pratica o esporte há 7 anos, passou por 3 times, o Tijuca Fênix, o Copacabana Titãs e o Botafogo Mamutes ( time que conta com apoio do Botafogo Futebol e Regatas) . Já disputou 7 Carioca Bowl (Estadual), 1 Niterói Bowl, 1 Litoral Bowl (Torneio de Verão), e 1 Torneio de Seleções.

Brunno sobre o Futebol Americano : " O maior ensinamento deste esporte é a união, o grupo. Por ser um esporte tático, uma falha de qualquer companheiro dentro de campo fará com que a jogada não funcione. Por isso, desde quando você começa, tem que confiar nos seus companheiros, o mesmo acontece no sentido inverso. Ganhei muitos amigos neste meio, pois o esporte realça a parte mais forte de uma amizade, que é o companheirismo. Alguns buscam o equilíbrio meditando, outros jogando Futebol Americano, como eu."

Abaixo, algumas perguntas e esclarecimentos sobre o Futebol Americano:

FMLD - Qual seria o número de times/clubes praticantes do Futebol Americano no Brasil?
BC - No Brasil, hoje, temos várias modalidades no mesmo esporte:
FLAG FOOTBALL, que é sem contato e sem equipamento;
BEACH FOOTBALL, que é o jogado na praia, com contato, mas sem equipamentos;
FULL PADS, que é o que vemos na TV.

O número de times em cada modalidade ainda é incerto, mas a AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil), conta com 11 entidades filiadas, representando os Estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, MT, PB, AM e CE. O feminino ainda engatinha. Não existe um campeonato nacional, apenas alguns estaduais, diferente do masculino, onde já existem dois campeonatos nacionais.

FMLD - Quais os melhores times, e que Estado teria a melhor estrutura para a pratica do FA no Brasil?
BC - Em termos de estrutura, acredito que São Paulo, Goiás, Mato Grosso (Cuiabá) e Espírito Santo (Vila Velha) seriam hoje os mais avançados neste quesito. Porém, os times mais fortes estão no Rio de Janeiro, onde os jogadores são oriundos do Beach Football, que nasceu a mais de 10 anos no Estado. Com um preparo físico e uma maior experiência, nos primeiros anos, houve uma superioridade carioca, mas aos poucos, essa diferença vem diminuindo. Nos últimos anos, tivemos 5 torneios interestaduais, 2 torneios de seleções estaduais (com 6 seleções em cada edição, São Paulo venceu o primeiro e o Rio de Janeiro o segundo), 3 campeonatos de times nacionais, onde Rio (Fluminense Imperadores com 12 times de diferentes Estados), Vila Velha (Vila Velha Tritões 7 times de diferentes estados) e Cuiabá (Cuiabá Arsenal com 16 times de diferentes estados) venceram cada edição. Lembrando que temos 2 torneios nacionais por ano.

FMLD - Já existem federações do esporte no Brasil? E qual seria a entidade responsável no Brasil?
BC - A entidade nacional é a AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) e conta com 11 entidades filiadas, representando os Estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, MT, PB, AM e CE.

FMLD - Possuímos seleção brasileira de Futebol Americano?
BC - Como todo esporte amador, há muitas dificuldades de juntar jogadores de todo Brasil para jogos. A 3 anos atrás, foi criada a primeira seleção nacional do esporte, que foi jogar no Uruguai e perdeu por muito pouco. Podemos dizer que naquela época, poucos jogadores praticavam o esporte no estilo Full Pads (equipamento completo, como na NFL). O Brasil perdeu de 20 x 14, placar bem apertado. Existem planos de outros jogos, inclusive, a nova diretoria da AFAB está bem inclinada a isso.

FMLD - O Brasil em termos mundiais ainda esta engatinhando no esporte?
BC - Muito. Somos amadores. Acredito que hoje, no Brasil, tenhamos 1 ou 2 clubes que se sustentem, mesmo com apoio de clubes de futebol. É pouco para o número de times espalhados pelo país.

FMLD - Por que o Rubgy tem mais espaço na mídia e possui um investimento/patrocínio maior que o Futebol Americano no Brasil?
BC - Acredito que pela facilidade da prática (não possui equipamentos), pela maior abrangência do esporte no mundo (o FA é pouco difundido em outros países) e hoje em dia, pela notícia de que será praticado nas Olimpíadas do Rio (2016).

FMLD - Existe alguma ajuda governamental para a divulgação do esporte?
BC - Oficialmente não. Porém, alguns Estados conseguem ajudas pontuais. O que mais se destaca é o Vila Velha Tritões, que, segundo informações, ganhou um espaço para treinos em Vila Velha. Além disso, após seu titulo nacional, passeou pela cidade no carro do corpo de bombeiros e foram recebidos na prefeitura. Algo assim ainda não havia sido visto.

FMLD - Já existem jogadores/técnicos que vivem exclusivamente do Futebol Americano?
BC - Profissionais não, pois não recebem salários. Mas alguns amantes do esporte, que não podem jogar por algum motivo, ajudam fora de campo com seus conhecimentos. Mas hoje são poucos, principalmente por falta de tempo.

FMLD - Quais são as posições e quais as funções de cada uma?
BC - Conforme a NFL, não são permitidos mais que 53 jogadores em cada time. Apenas 11 jogadores por time entram em campo. Para entender esta escalação é preciso saber que em um mesmo time há três equipes com posições e habilidades específicas: o ataque, a defesa e os times especiais.


O ataque é reponsável por passar a bola à frente, em direção à zona final do adversário (End Zone). Para tanto, o atacante deve jogar a bola para outro jogador ou segurar a bola e correr para a frente. Veja a seguir as posições básicas do ataque.

Quaterback (QB): joga a bola para os receptore (receivers) ou passa a bola para um running back (RB). o quaterback também é considerado o cérebro do time, porque ele é o líder em campo.

Linha de Ataque: estes jogadores fornecem o bloqueio para os quarterbacks e running backs. abaixo as posições individuais dos atletas da linha de ataque:

Center (C): fica no meio da linha. uma de suas funções é passar a bola por baixo das pernas para o quarterback;

Guards (LG/RG): estes dois jogadores atuam no meio do campo;

Tackles (LT/RT): ficam posicionados do lado de fora de cada guarda. Cada equipe possui dois Tackles.

Receivers: correm pelo campo e pegam as bolas arremessadas pelo quarterback. Os receptores podem ser wide receivers (WR) ou tight ends (LTE/RTE) dependendo das suas posições em campo.

Running Backs (RB): jogadores que recebem a bola do quarterback e partem para a corrida em direção à zona final. dependendo da formação (organização) dos jogadores de ataque, um running back deve ser chamado de tailback (TB), halfback (HB) ou fullback (FB);

Defesa

Quando a equipe não tem a posse de bola, ela se defende e usa várias táticas para evitar que o ataque da outra equipe avance e marque pontos. estes jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. a defesa também tenta tirar a bola do ataque.

Agora conheceremos as posições da defesa:

Linha de defesa: os homens da defesa pressionam o quarterback tentando bloqueá-lo antes que ele lance a bola. eles também tentam impedir os running backs de correr com a bola. estes são os típicos homens da defesa. abaixo as posições individuais:

Ends (LE/RE): os atletas da linha defensiva ficam do lado de fora da linha e tentam avançar nos tackles de ataque;

Nose Tackle (NT): estes ficam ao lado da bola;

Tackle (LDT/RDT): os tackles atravessam um guarda e tentam cortar a linha de ataque.

Lineback: quando há três atacantes, um é o linerback intermediário (MLB) e dois são os linerbacks externos (OLB). Quando há quatro atacantes, dois são linebackers internos (ILB) e dois externos. Sua função éafastar os atacantes, conter os corredores e cobrir os receptores em algumas jogadas.

Cornerbacks (CB): evitam que os wide receivers peguem a bola interrompendo os passes do quarterback;

Safetys: jogam atrás da defesa para tentar evitar um passe longo ou uma corrida. Um strong safety (SS) fica em linha na lateral do campo onde há mais atacantes. O free safety (FS) joga em uma posição centralizada, no fundo.

Equipes Especiais

Se a equipe deve chutar a bola, ela usa uma unidade especial do time. Esta unidade inclui os chutadores, a linha de atacantes e os jogadores que correm pelo campo para bloquear um returner.

Placekicker: chuta a bola através da trave de gol para marcar pontos; chuta a bola para outro time para iniciar o jogo e após cada gol marcado;

Punter: chuta livremente a bola se sua equipe não consegue avançar a bola pelo campo;

Returner: durante um chute inicial ou chute no ar, o returner tenta pegar a bola e devolvê-la o mais longe possível. Um jogador pode marcar um touchdown em uma devolução.

Fonte: http://tackleblog.blogspot.com/2010/10/futebol-americano-quem-e-quem.html

FMLD - Em termos técnicos (JOGO) qual seria a maior diferença entre o Futebol Americano no Brasil em relação ao Futebol Americano praticado nos EUA?
BC - Falando apenas do estilo Full Pad, hoje não jogamos com as regras da NFL e sim da IFAF (International Federation of American Football). Muda pouca coisa. É uma regra que protege mais o jogador em determinados momentos.

FMLD - Em sua opinião, porque os brasileiros possuem a visão que o Futebol Americano é um esporte violento?
BC - Estamos acostumados com Vôlei, Basquete... O esporte mais violento que temos aqui é o Soccer. É cultural, vem de berço. Se você reparar, tanto Rugby quanto FA são esportes de países que são acostumados a guerrear. O Brasil é um país pacifico neste sentido, então, qualquer tipo de contato mais forte, trás repulsa, estranheza. Mas isso vem mudando aos poucos, quando a informação chega a quem vê. Até mesmo quem praticava a um tempo atrás, muitas vezes não aceitava certas situações de jogo. Hoje em dia é diferente. Que fique claro. O FA é um esporte completamente tático. O contato é apenas a forma de conter o adversário de grandes avanços.

Objetivo do Jogo

O Futebol Americano é um esporte de contrastes. Tem bastante ação entre as jogadas e muita estratégia entre elas. Alguns jogadores são extremamente grandes e pesados, já outros são pequenos e ágeis.
O objetivo do jogo é avançar com a bola até ao fim do campo (
end zone) adversário e somar pontos. A equipe que está no ataque, tem 4 tentativas para avançar no mínimo 10 jardas, via aérea ou via terrestre, cabe ao técnico e/ou ao quarterback (jogador que faz os passes e capitão do time) decidir que tipo de jogada será feita. Caso não consiga, a posse de bola passa para o outro time, caso consiga, continua avançando até chegar à end zone. Feito isto, a equipe ganhará 6 pontos (touchdown), além do direito de tentar o extra point que pode valer 1 ou 2 pontos, dependendo da jogada escolhida pelo time do ataque.
O time também pode optar por tentar um
field goal durante sua investida ao ataque. Esta jogada consiste em um chute de bola parada, normalmente a menos de 40 jardas da “trave”. Neste caso, caso convertido, o gol valerá 3 pontos.

O campo de jogo possui 100 jardas de comprimento e 53 metros de largura. A partida é dividida em 4 quarters de 15 minutos cada.

Fonte: http://tudosobrefutebolamericano.blogspot.com/2007/09/as-regras.html

Para maiores informações, acessem os sites abaixo:


Nós do BLOG Futebol, Música, Literatura e Debates esperamos realmente que matérias desse tipo ajudem a divulgar o esporte em todo o Brasil e traga novos adeptos ao futebol da bola oval.

E aí, vamos jogar?!