domingo, 23 de outubro de 2011

Se liga, Salvador

Moro no Rio desde 1995. Cheguei aqui no momento crescente ao ápice da violência urbana da capital carioca. Graças a Deus, nunca fomos alvos de abordagens violentas, agressões. Infelizmente meus filhos tiveram seus celulares roubados, por adultos desarmados, eles ainda crianças. Não foram agredidos, sempre os instrui a como agir nesses casos. Mas nada além disso, que aliás já foi bastante revoltante.
Nos primeiros meses aqui no Rio, houve noites em que eu não conseguia dormir, com o som dos tiroteios entre facções do tráfico, disputando os morros da Tijuca, onde morei inicialmente. O som dos tiros era algo comum, os lugares a serem evitados eram muitos, a tensão era constante. Mas os cariocas que eu conhecia repetiam: "Isso é em todo lugar! Toda cidade é violenta!"
Como músico, eu viajava pelo Brasil, até esquecia do som dos tiroteios. De volta ao Rio ,mal passava pela Linha Vermelha e tome som de tiro. Por vezes até correndo risco de ser atingido. E os cariocas: "Isso é em todo lugar! Toda cidade é violenta!"
Chacinas, gente morta e torturada, bondes cruzando a cidade, arrastões, mais e mais tiroteios, mortos por bala perdida, aleijados por bala perdida, e o carioca: "Isso é em todo lugar! Toda cidade é violenta!"
Um garoto é arrastado vivo se despedaçando no asfalto, por assaltantes, um helicóptero é derrubado por bandidos, um jornalista é torturado e morto e o carioca:
Bem.. o carioca começou a perceber que isso não ocorria em toda cidade do Brasil, Ou começou a admitir e colocar o orgulho e o bairrismo no seu devido lugar: no lixo. Porque enquanto se achar que o problema é menor porque seria "dos outros também", ele vai crescendo no nosso quintal.
Se liga, Salvador.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sobe/Desce 21/10/11

SOBE

  • Corinthians - Dentro de campo, retornou pra liderança do brasileirão e conta com os tropeços dos adversários. Fora de campo, se beneficiou com a política e vai ganhar um novo estádio e arrecadar centenas de milhões com a venda do "nome" do estádio (atualmente apelidado de Itaquerão);
  • Sede da Copa do Mundo em Brasília-DF - Vai ter um destaque na Copa do Mundo e Copa das Confederações muito maior do que outros centros futebolísticos do Brasil, como Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.
  • Brasileirão com "Pontos Corridos" - A cada ano que passa o brasileiro vem se acostumando e percebendo que a disputa por pontos corridos pode sim ser emocionante. Há briga dos clubes em quase todos os lugares na tábua de classificação, pelo título, pela Libertadores, pela Sulamericana e contra o Rebaixamento. Este ano em especial a briga pelo título conta com pelo menos 5 ou 6 equipes com grandes chances, e todas as rodadas tem jogos considerados de "finais".

DESCE

  • Sedes da Copa do Mundo no Sul (Porto Alegre-RS e Curitiba-PR) - Capitais com grande tradição no futebol, centros mais desenvolvidos do país, ficaram com poucos jogos e menos importantes da Copa do Mundo, principalmente pelo enorme atraso nas obras dos estádios.
  • Flamengo na Sulamericana - Foi goleado impiedosamente pelo Universidade do Chile por 4 x 0 no Engenhão, no jogo de ida pela Copa Sulamericana. E poderia ter sido muito mais, pois contra o Flamengo teve penalidade não marcada, teve gol mal anulado e bola que entrou e o árbitro não considerou... 
  • Rede Globo - Por não estar transmitindo o Panamericano de Guadalajara (o que tem sido feito em rede aberta pela Record e Record News), simplesmente ignora as competições e deixa de divulgar adequadamente competições e atletas de muita qualidade (só pra não ter que dar os créditos pras emissoras concorrentes). Fica a dúvida de como se portará a Globo nas Olimpíadas ed Londres, que também não tem os direitos de transmissão.

Show dos milhões.

Foi legal a confirmação das cidades que serão sedes para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.

Foi legal saber que Fortaleza, Recife e Salvador terão mais que os 4 jogos da fase de grupos da Copa de 2014.

O que não foi legal, foi ver o show de horrores proporcionado pelo Governador,Prefeito e algumas "celebridades" (leia-se Ronaldo e Cafu), no momento do anúncio do "Itaquerão" como palco da abertura da Copa e de uma das semifinais. A falta de espontaneidade na cara desses personagens só não era maior do que o valor gasto para que isso acontecesse, era óbvio que São Paulo seria acariciada pela FIFA depois de atender tudo que a entidade mor do futebol pediu como garantia.

Sou a favor da Copa, acho importante esse momento vívido pelo Brasil, mas em meio a tantas denúncias de desvio de dinheiro público, gastos excessivos em estádios e isenções fiscais rolando pra lá e pra cá, num verdadeiro Show dos Milhões, não custa nada dormir com 1 olho aberto.

Que venha a Copa.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ao passo da Cuenca.

4 passitos para lá, nenhum para cá. Foi ao ritmo da Cuenca, tradicional dança típica chilena que a Universidad do Chile passeou em pleno Engenhão.

Um Flamengo perdido e que deixou seu comandante de cabelos em pé. E olhe que o juizão ainda deu uma mãozinha anulando um gol legítimo do time chileno e não confirmando que a bola ultrapassou a linha de gol no penalti parcialmente defendido por Felipe. Um 4x0 sem direito a desculpas!

Para o Fla resta agora as rodadas finais do Brasileiro, falta saber se essa derrota não causará impacto no time para a fase decisiva da competição nacional.

Se você torcedor do Flamengo não conhece a Cuenca, assista ao vídeo abaixo, certamente notará várias semelhanças ao espetáculo assistido ontem no Engenhão.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

2012 é logo alí.


Depois da derrota de ontem diante da Lusa no Canindé eu joguei a toalha!

Respeito os otimistas que fazem cálculos mirabolantes e que acreditam em resultados improváveis, mas sejamos sinceros, o Vitória não conseguiu estar entre os 4 em 31 rodadas, portanto, o que me faria acreditar que um time que esta 6 pontos atrás do 4º colocado e que tem a sua frente pelo menos mais 4 equipes conseguiria nessa parte final fazer tudo aquilo que não conseguiu em todo o campeonato?

2012 é logo alí, se realmente quisermos lutar por alguma coisa temos que pensar em montar uma equipe de VERDADE, e não um arremedo de time, com claras e evidentes deficiências em sua defesa, meio e ataque.

2011 é um ano para se esquecer! Perdemos o baiano em casa, fomos eliminados na Copa do Brasil de forma vergonhosa, e nosso Brasileiro esta muito abaixo do que esperávamos. Junta-se a isso, a inércia e incompetência do nosso presidente.

Éh, vai te embora 2011.

SÉRIE B - Resultados e Classificação da 31ª Rodada.

31ª rodada que marcou o rebaixamento do Duque de Caxias e deixou a Lusa há 3 pontos da confirmação matemática do acesso em 2012.

A briga pelo G4 ainda esta aberta. Ponte e Náutico conseguiram bons resultados. A Americana perdeu para o desesperado Goiás e vê o Sport se aproximar da luta pelo acesso. Boa Esporte, Vitória, Criciúma e Bragantino ainda tem chances, mas são remotas.

O São Caetano venceu bem fora de casa e se afastou um pouco da zona de rebaixamento. Já o Guarani se afunda em dívidas e na tabela. O Bugre é sério candidato ao rebaixamento!

Salgueiro e Vila respiram por aparelhos e só milagre para salvar o Carcará pernambucano e o Tigre goiano.

Resultados

Portuguesa 3 x 2 Vitória
Icasa 4 x 2 Duque de Caxias
Náutico 4 x 2 Vila Nova
Paraná 0 x 0 Criciúma
Goías 3 x 1 Americana
ABC 2 x 0 Boa Esporte
Salgueiro 0 x 1 Sport
Bragantino 1 x 1 Ponte Preta
Guarani 0 x 1 ASA
Barueri 0 x 3 São Caetano

Curiosidades

O Duque de Caxias com a derrota de ontem confirmou seu rebaixamento para Série C em 2012 com 7 rodadas de antecedência.

A Lusa precisa de apenas mais 3 pontos, e que o Sport empate ou perca a próxima na próxima rodada para garantir matematicamente o seu acesso a Série A.

Estatísticas da Rodada

Número de gols na rodada - 30 gols
Média de gols - 3,0

Estatísticas do Campeonato

Melhor Ataque : Portuguesa - 65 gols
Pior Ataque : Duque de Caxias e Vila Nova - 26 gols
Artilheiro : Kiesa - 18 gols

Melhor Defesa : Boa Esporte - 27 gols
Pior Defesa : Duque de Caxias - 63 gols

Classificação

www.brasileirao.org

sábado, 8 de outubro de 2011

O sono VENCEU!

Se você tem sérios problemas de insônia, eu tenho indicação de algo que acabará com esse mal que lhe aflige. Assista a qualquer jogo da seleção, maior sonífero não existe!

A partida dessa madrugada foi simplesmente cansativa, chata e irritante. Um 1º tempo em que o melhor foi escutar o apito final do juiz encerrando os 45 minutos iniciais. No 2º tempo, com as entradas de Hernanes e Oscar, a seleção esboçou uma melhora no futebol apresentado e chegou ao gol da vitória com Neymar (que por sinal fez uma partida bem abaixo do seu nível). Ronaldinho Gaúcho apagado. Fred, um poste. Fábio e Adriano não me agradaram, acho que no momento é melhor contar com Daniel Alves, Marcelo ou Cortes como titulares das laterais.

No final, mais um amistoso que em nada acrescentou ao trabalho de Mano. Esperar qualidade do time da Costa Rica seria o mesmo que esperar por água no deserto, ou seja, quase impossível.

Agora vem o México, se você sofre de insônia, taí um bom remédio!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SÉRIE B - Pitacos da Rodada.

Duque de Caxias 1 x 2 Paraná - É vencer ou vencer para o Paranito.
Vitória 3 x 0 Barueri - Para continuar sonhando com acesso, o Leão tem que vencer.
Sport 2 x 1 São Caetano - Jogo perigoso, mas dá Leão da Ilha.
Guarani 1 x 1 Náutico - Jogo equilibrado, Timbú arranca 1 pontinho em Campinas.
Salgueiro 1 x 0 Boa Esporte - Carcará vence e espanta a zica quando joga em casa.
Icasa 2 x 1 Vila Nova - Verdão do Cariri vence e afunda o Tigre.
Goiás 1 x 0 Ponte Preta - A pressão alviverde vai ser grande, dá Goiás.
Americana 1 x 1 Bragantino - 2 times que surpreendem no campeonato, dá empate.
Criciúma 2 x 0 ABC - Tigre vence e volta a sonhar com acesso.
Portuguesa 2 x 0 ASA - Lusa vence e se isola mais ainda na liderança.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SÉRIE A - Resumo e Classificação da 27ª Rodada.

Uma rodada repleta de bons jogos.

No Sábado, o Tricolor baiano venceu o Avaí de virada em um jogo marcado pela disposição das duas equipes. No final, a sorte acabou sorrindo para o tricolor da boa terra, que com o resultado abriu 6 pontos de distância para a temida ZR.

Em Volta Redonda, Fluminense e Santos protagonizaram um grande encontro. O Peixe saiu na frente com Neymar, cedeu a virada ao Tricolor carioca com gols de Marquinhos e Rafael Sóbis, conseguiu empatar mais uma vez com Renteria aos 44/2T, e quando todos já esperavam o empate, eis que aparece Márcio Rosário aos 50/2T e faz o 3º do Fluzão, dando números finais ao jogaço.

O Domingo reservou mais 2 grandes jogos.

Na estréia de Luis Fabiano com a camisa tricolor, quem fez a festa foi a nação rubro-negra. Thiago Neves que voltou a fazer boa partida, e Renato Abreu marcaram para o Flamengo, enquanto Dagoberto num golaço descontou para o tricolor do Morumbí.

Em São Januário, Vasco e Corinthians fizeram outro jogaço. O Vasco saiu na frente com Dedé, cedeu o empate com Alex, voltou a ficar na frente com um bonito gol de Fágner e novamente cedeu o empate com Danilo. O Vasco manteve a liderança do Brasileirão com 2 pontos de vantagem para o Corinthians.

Curiosidade

O Cruzeiro é o único clube que ainda não venceu nesse segundo turno, foram 8 jogos com 2 empates e 6 derrotas.

Resultados

Bahia 3 x 2 Avaí
Fluminense 3 x 2 Santos
Palmeiras 1 x 1 América
Vasco 2 x 2 Corinthians
São Paulo 1 x 2 Flamengo
Figueirense 0 x 0 Coritiba
Atlético-MG 1 x 1 Ceará
Atlético-PR 2 x 0 Internacional
Atlético-GO 2 x 0 Botafogo
Grêmio 2 x 0 Cruzeiro

Estatísticas da Rodada

Número de gols na rodada - 27
Média de gols - 2,7 por partida
Estatísticas do Campeonato

Melhor Ataque : Coritiba e Flamengo - 44 gols
Pior Ataque : Atlético-PR - 27 gols

Artilheiro : Borges - 19 gols
Melhor Defesa : Palmeiras - 26 gols
Pior Defesa : Avaí - 57 gols
Classificação

www.brasileirao.org

SÉRIE B - Resumo e Classificação da 27ª Rodada.

Uma 27ª rodada recheada de empates, 5 em 10 jogos.

A Lusa manteve a liderança isolada do campeonato. A Ponte assumiu a vice-liderança batendo o Salgueiro em Campinas. O Náutico em 3º depois do péssimo empate nos Aflitos diante do Duque, e a Americana que com a boa vitória fora de casa diante do Barueri abriu 4 pontos de vantagem para o Sport, 5º colocado.

Os 4 clubes que figuram na zona de rebaixamento não conseguiram vencer , portanto, São Caetano, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias amargam mais uma rodada no desconfortável Z4.

Resultados

Ponte Preta 1 x 0 Salgueiro
Paraná 1 x 1 Vitória
Náutico 1 x 1 Duque de Caxias
Vila Nova 0 x 0 Guarani
ABC 3 x 0 Sport
Boa Esporte 1 x 0 Goiás
Bragantino 2 x 2 Criciúma
São Caetano 3 x 3 Portuguesa
ASA 2 x 1 Icasa
Barueri 0 x 1 Americana

Curiosidade

Com o empate diante do Azulão em 3 a 3, a Portuguesa completou 1o rodadas sem sentir o gosto amargo da derrota. A Lusa venceu 4 jogos e empatou outros 6 jogos.

Estatísticas da Rodada

Número de gols na rodada - 24 gols
Média de gols - 2,4

Estatísticas do Campeonato

Melhor Ataque : Portuguesa - 57 gols
Pior Ataque : Duque de Caxias - 22 gols
Artilheiro : Kiesa - 15 gols

Melhor Defesa : Boa Esporte - 24 gols
Pior Defesa : Duque de Caxias - 57 gols

Classificação

www.brasileirao.org

sábado, 1 de outubro de 2011

SÉRIE A - Pitacos da Rodada.

Bahia 2 x 0 Avaí - Tricolor vence o combalido Avaí.
Palmeiras 3 x 1 América - Verdão vence jogando no Canindé.
Fluminense 1 x 1 Santos - Jogão! Dá empate no Engenhão.
Atlético-PR 1 x 2 Internacional - Colorado vence o Furacão na Arena.
São Paulo 2 x 1 Flamengo - Com Fabuloso no ataque, Tricolor é favorito.
Vasco 2 x 0 Corinthians - Vasco vence e amplia vantagem na liderança.
Atlético-MG 1 x 0 Ceará - Para o Galo é tudo ou nada, dá Galo.
Figueirense 1 x 1 Coritiba - Jogo equilibrado, dá empate no Scarpelli.
Atlético-GO 1 x 2 Botafogo - Fogão com o tim titular é favorito no Serra.
Grêmio 2 x 2 Cruzeiro - 2 gigantes que brigam para se salvar,dá empate.

4 jogos, poucos gols e uma zebra.

Na abertura da 27ª rodada da Série B tivemos 4 jogos, ataques pouco inspirados e uma zebra correndo em pleno estádio dos Aflitos.

Vila Nova 1 x 1 Guarani
No Serra Dourada, o Bugre conseguiu 1 ponto importantissimo na briga contra o rebaixamento. Com o resultado, o time campineiro marca agora 34 pontos e mantém uma boa vantagem para o Vila Nova de 5 pontos. Ao Tigre goiano, resta amargar mais um resultado negativo dentro de casa.

Paraná 1 x 1 Vitória
O empate no Durival de Brito foi ruim para as 2 equipes. Para o tricolor que vê suas chances de acesso quase nulas. Para o Leão, apesar de somar 1 pontinho terá que torcer por resultados negativos de Bragantino, Sport e Americana para não ver aumentar a diferença para o G4.

Ponte Preta 1 x 0 Salgueiro
Apostei em uma vitória com tranquilidade da Ponte ontem a noite, mas o que se viu na prática foi a Macaca tendo muitas dificuldades para vencer o Carcará.João Paulo aos 27/2T salvou o time campineiro de um resultado negativo.

Náutico 1 x 1 Duque de Caxias
A zebra da rodada correu solta pelo gramado dos Aflitos. E, para ser sincero, resultado mais do justo. O Timbú não conseguiu reeditar as boas atuações desse brasileiro jogando em casa, além de enfrentar um Duque de Caxias em noite inspirada. De positivo, apenas o gol de Kiesa, que com mais esse tento assume a artilharia isolada da competição.