domingo, 13 de outubro de 2013

SÉRIE C - Confrontos do mata-mata definidos

Hoje (13) foram definidos os confrontos do mata-mata da Série C, com o complemento dos jogos do Grupo A e após mais uma rodada emocionante e equilibrada com direito a gols nos minutos finais que classificaram o Sampaio frente ao Fortaleza e Treze, além do rebaixamento do Brasiliense para a quarta divisão nacional, confira:
(fonte: seriec.com.br)

O regulamento a partir da segunda fase é o mesmo utilizado na Copa do Brasil pela CBF, os clubes que se classificaram nas primeiras posições de seus grupos, tem a possibilidade de decidir em casa, onde o líder do Grupo A enfrenta o quarto do Grupo B; o segundo do Grupo A o terceiro do Grupo B; o terceiro do Grupo A o segundo do Grupo B; e por fim o quarto do Grupo A tendo pela frente o primeiro colocado do Grupo B, os gols marcados fora de casa são considerados para efeito de classificação. 

Os clubes que passarem das quartas-de-final, estarão automaticamente classificações para a Série B nacional em 2014. 

(fontes: site CBF, www.futebolinterior.com.br)

sábado, 12 de outubro de 2013

14 seleções já garantiram vaga na Copa 2014.


As eliminatórias para o Mundial de 2014 entram em sua fase mais aguda. Após a rodada dessa sexta-feira, 14 seleções já garantiram vaga na disputa no torneio : Brasil (país sede), Argentina e Colômbia (América do Sul), Japão, Austrália, Coréia do Sul e Irã (Ásia). Holanda, Itália, Bélgica, Alemanha e Suiça (Europa), Estados Unidos e Costa Rica (Concacaf).

Algumas potências estão próximas da classificação, caso da Espanha e Inglaterra. Já França e Portugal devem brigar por uma das 4 vagas da repescagem européia.

Na América do Sul, Chile e Equador seriam as 2 seleções que se juntariam a Argentina e Colômbia como representante do continente sulamericano. O Uruguai ainda luta para conseguir se classificar diretamente para o Mundial, mas tem a sua situação bastante complicada. A Celeste é a atual 5ª colocada, e hoje, teria que jogar a repescagem para chegar ao Brasil.

Na próxima terça-feira (15/10), teremos a definição dos classificados diretamente para o mundial na Europa, América do Sul e Central, além das seleções que jogarão as repescagem.

Os representantes africanos serão definidos através dos seguintes confrontos que começam nesse sábado(12/10) :

Costa do Marfim x Senegal
Nigéria x Etiópia
Burkina Faso x Argélia
Tunísia x Camarões
Gana x Egito

Os vencedores selam a sua ida ao Brasil em 2014.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

IX BIENAL - SEMINÁRIO "Futebol, Cultura e Identidades Nacionais"‏


Entre os dias 04 e 13 desse mês de outubro estará ocorrendo a IX BIENAL e como parte da programação do evento teremos nos dias 10, 11 e 12, no Auditório Beberibe, do Centro de Convenção de Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Cia de Eventos estarão promovendo o seminário Futebol, Cultura e Identidades Nacionais. 

O seminário Futebol, Cultura e Identidades Nacionais resulta de iniciativa da revista Coletiva, publicação eletrônica de difusão científica da Fundaj, que dedicou o seu número 8 à temática dos Megaeventos Esportivos, e da Coordenação Geral de Estudos Sociais e Culturais (CGES/Fundaj), junto à Cia de Eventos que realiza a IX Bienal com a temática Literatura, Futebol e Identidades Nacionais. 

O seminário é organizado pelos editores da revista, Alexandre Zarias, Allan Monteiro e Túlio Velho Barreto, este último um dos editores temáticos daquele número. 

Participarão do seminário, além dos editores da Coletiva, o antropólogo e pesquisador Arlei Sander Damo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o arquiteto e urbanista Cristiano Nascimento, da Fundaj, que tiveram artigos publicados naquela edição. 

Também participarão como expositores, professores, pesquisadores, escritores e fotógrafos locais e de outros estados, especialmente convidados para o evento.  

Confira a programação do evento abaixo:

IX BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO
Programação do Seminário Futebol, Cultura e Identidades Nacionais
Promoção: Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Cia de Eventos

Auditório Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco 

DIA 10/10/2013 (quinta)

TEMA: Futebol em Imagens 
CONVIDADO: Caio Vilela (Fotógrafo, autor de sobre o tema/SP) e Edvaldo Rodrigues (Repórter fotográfico, Diario de Pernambuco)
MEDIADORA: Juliana Andrade Leitão (Coordenadora do Curso de Fotografia, Faculdades Integradas Barros Melo/PE) 
HORÁRIO: 17h30

TEMA: Megaeventos Esportivos no Brasil: debatendo os legados
CONVIDADOS: Arlei Sander Damo (Professor e pesquisador, Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Cristiano Borba do Nascimento (Arquiteto e Urbanista, Fundação Joaquim Nabuco/PE)
MEDIADOR: Alexandre Zarias (Editor da Revista Coletiva, Fundaj/PE) 
HORÁRIO: 19h

DIA 11/10/2013 (sexta)

TEMA: Futebol e Identidades Nacionais: por que Libertadores da América?
CONVIDADOS: Paulo Henrique Martins (Professor e pesquisador, Universidade Federal de Pernambuco/Presidente, Associação Latino-americana de Sociologia) e Juan Pablo Martín Rodrigues (Professor e pesquisador, Universidade Federal de Pernambuco)
MEDIADOR: Marcelo Cavalcante (Blog do Torcedor, Portal ne10)

HORÁRIO: 17h30

DIA 12/10/2013 (sábado)

TEMA: Os Craques da Crônica Esportiva Brasileira
CONVIDADOS: Fatima Martin Antunes (Pesquisadora, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas/FFLCH-USP) e Túlio Velho Barreto (Vice-coordenador e pesquisador, Núcleo de Sociologia do Futebol - Fundaj/UFPE)
MEDIADOR: Allan Monteiro (Editor da Revista Coletiva, Fundaj/PE) 
HORÁRIO: 17h30

TEMA: Literatura e Futebol: conversa com o autor
CONVIDADO: José Roberto Torero (Escritor e roteirista de cinema/SP)
MEDIADOR: Álvaro Filho (Professor universitário, jornalista esportivo e escritor/PE) 
HORÁRIO: 19h

Fonte: Professor Doutor Túlio Velho Barreto - Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)/ UFPE.

Entrada Franca. 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sem badalação.


A boa campanha nesse returno da Portuguesa deve-se em grande parte ao ótimo trabalho desenvolvido pelo técnico Guto Ferreira e a boa fase de alguns jogadores tido como refugos no futebol brasileiro.

A Lusa venceu 5 dos últimos 7 jogos, perdendo apenas para o Fluminense no RJ em um jogo contestado por todos no Canindé, e para o líder do campeonato, o Cruzeiro em Minas.

No momento, a Lusa encontra-se exatamente no meio da tabela (10º), muito acima do que se esperava da equipe no inicio do campeonato.

Gilberto, artilheiro da equipe, foi colocado a disposição no mercado pelo Inter. Correa e Souza foram dispensados pelos seus clubes anteriores. Luis Ricardo é a aposta no sempre competente trabalho de base realizado no Canindé.

Sem dinheiro e com pouquíssima badalação, a Portuguesa reforça a tese de que os chamados "refugos" podem dar conta do recado. O futebol nem sempre vive de medalhões, que o diga São Paulo e Internacional, clubes que tem milhões e craques a disposição e mesmo assim fazem campanhas inferiores ou semelhantes a Lusa.

sábado, 5 de outubro de 2013

SÉRIE A : Jogos da Rodada.

Foto : Futebol Interior

Te "aqueta" Rubinho.


A Sauber através de sua chefe de equipe descartou na madrugada desse sábado a contratação do brasileiro Rubens Barrichello, mesmo com a possibilidade da entrada de US$15 milhões em patrocínios.

" Estou descartando qualquer possibilidade dele (Barrichello) pilotar para nossa equipe em 2014, acho que é melhor deixar isso bem claro" declarou Monisha Katelburn.

Com isso, o Brasil continua sem pilotos confirmados até o momento para a próxima temporada.

Te "aqueta" Rubinho.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SÉRIE B : Jogos da Rodada.

Foto : Futebol Interior

Mais um ídolo demitido no Inter.


Dunga não é mais técnico do Internacional. Após a 4ª derrota consecutiva no brasileiro, a direção colorada decidiu demiti-lo e já busca um novo comandante.

À frente do Inter, Dunga realizou 52 jogos e teve um aproveitamento de quase 60%, além de conquistar o Campeonato Gaúcho em 2013.

Essa não é a primeira vez que um ídolo é demitido do cargo técnico do Inter. Em 2011 e 2012, Falcão e Fernandão, respectivamente, passaram por situação semelhante no Colorado.

Na próxima rodada diante do Fluminense em Caxias do Sul, o coordenador técnico Clemer estará a frente da equipe.

Abel Braga, Mano Menezes e Paulo Autuori são os técnicos cotados para assumir o Colorado no restante do brasileirão.

Bola pra frente.

Por : Fábio Nascimento

Meu pai, mais conhecido como "seu" Wellington nunca foi muito fã de esporte. Mesmo assim, sempre fez questão que os filhos praticassem alguma atividade esportiva, mais que isso, sempre nos levou ao estádio para acompanhar o esporte bretão.

Lembro-me que a primeira vez que fui a um estadio, morávamos em Aracaju. A partida envolvia Sergipe e Flamengo, que se enfrentavam amistosamente no Batistão. O rubro-negro carioca recheado de craques venceu com facilidade o time sergipano. 3x0.

Algum tempo depois fomos para Salvador, ele como bom torcedor do Vitória levou-me a Fonte Nova para assistir a partida que definiria a minha escolha clubística. O jogo em questão foi Vitória 2x1 Catuense,  pela fase final do baianão de 1985. Com o resultado, o Leão se tornou campeão estadual depois de 5 anos de fila, provavelmente nunca mais verei uma festa tão grande quanto a daquele dia.

Depois dessa iniciação tornei-me um torcedor fanático, indo sempre aos jogos do Vitória na Fonte Nova e depois no Barradão.

Hoje faz 2 semanas que "seu" Wellington nos deixou. Percebi que nunca o havia agradecido por aqueles momentos inesquecíveis. Bateu um certo remorso, uma angústia, mas lembrei-me de uma frase em seu velório, do meu tio Tonhão, outro rubro-negro baiano, que sabiamente falou: " seu pai sempre teve muito orgulho dos filhos e sabia o quanto vocês o amavam, vamos seguir...bola pra frente".

Seguindo esse conselho, e após quase 3 meses, estou voltando a escrever sobre esportes (um dos orgulhos do meu "velho"),  sem nunca esquecer que tudo começou com "seu" Wellington me levando pela mão ao Batistão.

Bola pra frente.