domingo, 9 de dezembro de 2012

Paixão x Estrutura e Planejamento.

Que o torcedor nordestino é apaixonado por futebol não é novidade ou surpresa para ninguém. Em 2012 entre as 10 melhores médias nos brasileiros das Séries A,B, C e D,  6 eram de clubes do Nordeste. Santa Cruz (2°), Sampaio Corrêa (5°), Bahia (6°), Sport (8°), Vitória (9°) e Fortaleza (10°) evidenciam e comprovam essa paixão.

Imagem : Globo.com

2013 tem tudo para ser melhor nas arquibancadas.

O retorno da Copa do Nordeste, a manutenção de pelos menos 3 times da região na Série A, além da possibilidade de novos contratos de parceria e patrocínios fazem com que as perspectivas de retorno financeiro provenientes das arquibancadas ganhem um "plus" e possam fazer com que esses clubes briguem não apenas para se manter na elite, mas, que ambicionem posições no alto da tabela.

Novos estádios

Outro fator que poderá aumentar consideravelmente essa média é o fato de termos novos estádios em capitais que sediarão a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, exemplos como Fortaleza, além é claro do retorno da Fonte Nova em Salvador e da Arena Pernambuco em Recife.

Ceará e Fortaleza terão o Castelão com uma capacidade 3 vezes maior que o atual PV.

O Bahia voltará a sua casa, a Fonte Nova, agora revitalizada e com uma capacidade condizente com a paixão de sua torcida.

Já a torcida "Timbú" também entrará nessa briga, atualmente, os Aflitos comportam 20mil pessoas, número bem menor que a nova Arena onde a capacidade será de 45mil pessoas.

Planejamento e Estrutura

Se na arquibancada a torcida nordestina faz a sua parte, fora dela, os clubes ainda sofrem com a falta de um planejamento bem realizado.

Diretorias "profissionais" com trabalhos amadores e estruturas físicas arcaicas (em boa parte dos grandes da região) fazem com que esses clubes de massa conquistem poucos e raros títulos nacionais (Bahia em 88 e o Sport em 2008).

Com um pouquinho mais de seriedade por parte dos nossos chamados "gestores" essa paixão tão clara e real demonstrada nas arquibancadas pode ser ainda maior, e principalmente, mais VITORIOSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário