domingo, 27 de novembro de 2011

O problemático futebol baiano


O fim de ano de 2011 poderia ter sido melhor pro futebol baiano, em se tratando das 2 maiores equipes. Como forma de comparação, em 2012 será Pernambuco a ter 2 times na série A, não a Bahia, outrora estado mais forte na região em termos de futebol.

Mais uma vez os times baianos ficam brigando pra ver quem é o menos pior, e assim vão se nivelando por baixo.

O Bahia está retornando depois de anos pra série A, tudo bem que este ano a maior "meta" seria se manter na elite e conseguiu, mas é muito pouco pra grandeza desse clube. Fez inúmeras contratações de "gosto" duvidoso, e desfez de sua base do ano anterior, e por pouco não retorna pra B, daí seria um desastre sem tamanho pro clube. Pra 2012 - Tomara que pelo menos pegue uma vaga na Copa Sulamericana pra que em 2012 o ano seja mais grandioso ao clube. E que na série A do ano que vem a meta seja ficar na parte de cima da tabela.

E o Vitória em 2011 teve uma postura de que subiria na hora que quisesse nessa série B (diga-se por passagem, a mais fraca tecnicamente dos últimos anos), e ficou de fora do retorno não por decepcionar perdendo pro São Caetano em casa em um Barradão lotado, mas pelo time ser fraco mesmo e ter tido uma campanha irregular na competição. Pra 2012 - O Vitória é um clube de 1ª divisão, merece voltar. Pra isso a diretoria deve ser mais criteriosa e até mesmo mais ousada nas contratações.

Enquanto outros estados vão se fortalecendo, a Bahia vai ficando na mesmice, sem os demais clubes crescerem e surgirem como novas forças baianas. Os times que se classificam pra série D só fazem papelão, o que que estão na série A e B não confirmam todo o potencial que tem. Passou da hora do futebol baiano se destacar nacionalmente novamente.

2 comentários:

  1. excelente comentário Wagner, vc escreveu com imensa felicidade a realidade do futebol da terrinha.

    ResponderExcluir
  2. Grande Wagner!!

    Apesar de ser tricolor (graças ao bom Deus),sabe ser imparcial quando o assunto é a melhoria e o fortalecimento do futebol baiano como um todo, o que tem sido uma qualidade para pouco, devida a grande rivalidade que impera em nosso estado.

    Desde muito tempo, meu camarada, que o nosso futebol tem se nivelado de maneira que beira a mediocridade... infelizmente.

    O Bahia, que outrora figura como um dos grandes clubes fora do eixo Rio-SP, tem se "apequenano" à passos largos.

    Já o Esporte Clube Vitória, um clube que tem uma das melhores estrituras físicas do país, não consegue se firmar, nem ao menos figurar entre os quatro melhores de uma fraca Série B, onde o líder da competição consegue simplesmente abrir 17 pontos de vantagem do segundo colocado do campeonato (acho que tem algo errado, não...???)

    Acorda futebol baiano!!! Pois uma horas dessas iremos cansar de disputarmos apenas campeonatos baianos com chances reais de sermos campeões e ficarmos pagando de figurantes entre os grandes... queremos e merecemos mais!!!!


    Paulo Brazil.

    Amante do Esquadrão e torcedor de um futebol baiano forte!!!

    ResponderExcluir