segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A DANÇA DOS TÉCNICOS

Pessoal

É incrivel a rotatividade dos técnicos em nossos clubes.

Hoje cairam mais 3 - Carpegiani - Ney Franco e Renê Simões de Vitoria, Botafogo e Coritiba respectivamente, e com isso chegamos a bela marca de 19 trocas em 18 rodadas.

Não consigo enxergar vantagens nessas trocas, já esta mais do que provado que times vencedores são aqueles que mantém uma comissão técnica por um tempo maior que 6 meses.

Atualmente é RARO encontrar um técnico de time grande com mais de 1 ano no clube, dos que me lembro agora, apenas o Mano no Corinthians e o Adilson Batista no Cruzeiro tem esse tempo a frente de suas equipes e provaram com títulos e finais de competições importantes que somente com esse período podem montar boas equipes.

Outra constatação, essa feita pelo meu colega Roger na Comunidade Futebol Brasileiro é o circulo vicioso dessas mudanças, sempre com os mesmos nomes, mudando apenas de clubes, e as vezes o técnico demitido como INCOMPETENTE retorna como "salvador" da patria - exemplo : Renato Gaúcho no Fluminense.

Chego a conclusão que em muitas oportunidades a culpa não é do técnico e sim dos dirigentes dos clubes que mudam o comando do seu time na primeira dificuldade que passam, deixando de lado um planejamento apenas para agradar alguns de seus torcedores.

2 comentários:

  1. A culpa disso, claro, é só dos dirigentes.
    O primeiro passo é profissionalizar a gestão. Os idirigentes precisam entender de futebol.
    Dessa maneira, diretores de clubes como o Sport, O Náutico não vão ficar achando q podem brigar pelo tíotulo.
    Eles têm q saber a realidade de seus clubes, de seus elencos.
    Com isso, apresentar um projto para o téncico q faça sentido e seja real: fugir do rebaixamenteo, brigar pela sulamericana.

    TImes q não têm tradição de série A não pode querer logo o t´ítulo. Não voltar para a Série B já é um alívio.
    Se ele deixam isso claro para a otricda e para o tecnico, entao ganha-se tempo para trabalhar ja na temporada seguinte, pensando emm reforços para uma sulamericana, por exemplo.

    ResponderExcluir