A FPF inaugura, no dia 27/11, o Centro de Estudo e Pesquisa do Futebol Pernambucano e Biblioteca Nelson Rodrigues – a primeira do Estado com o futebol como tema central. Um vasto acervo sobre a história do esporte estará à disposição do público: são mais de 500 títulos, entre livros, folhetos, documentos e revistas especializadas (nacionais e internacionais), além de símbolos de equipes de todo o mundo (como flâmulas e pins) e informativos da FIFA, Conmebol e CBF. Será possível reviver os títulos, relembrar os ídolos e estudar a evolução do esporte bretão no campo e fora dele.
Para marcar o evento de inauguração, a FPF promove o colóquio Tributo a Nelson Rodrigues, das 9 às 13h, em local ainda a ser confirmado, com palestras do ex-ministro Gustavo Krause, do psicólogo Sylvio Ferreira, do economista Alfredo Bertini e do autor Roberto Vieira. Serão abordados temas como o negro no futebol brasileiro, a economia do esporte e o futebol na obra do jornalista e escritor pernambucano Nelson Rodrigues – que emprestará seu nome à biblioteca, em uma homenagem prestada pela FPF ao autor que nasceu em Recife, no dia 23 de agosto de 1912, e completaria 100 anos em 2012.
Às 16h30, o presidente da entidade máxima do futebol em Pernambuco, Evandro Carvalho, recebe os convidados na sede da FPF para a abertura oficial do Centro de Estudo e Pesquisa do Futebol Pernambucano e Biblioteca Nelson Rodrigues. A partir do próximo dia 27, fãs do futebol poderão consultar as regras do esporte mais praticado no Brasil nos manuais disponíveis, buscar informações sobre diversas competições e ler sobre os times mais tradicionais do país e do mundo. Os torcedores pernambucanos terão um espaço para descobrir as histórias do esporte e a sua importância sócio-cultural para o estado através das letras.
Homenagens Com a disponibilização do material do novo centro, a FPF quer contribuir com a pesquisa de jornalistas, escritores e pesquisadores do futebol pernambucano. Nomes que são referência no assunto, como Lenivaldo Aragão, Carlos Celso Cordeiro, Lucídio José de Oliveira, Edgar Mattos, Fernando Menezes e Givanildo Alves, também serão imortalizados no espaço, em galeria de honra exposta para os visitantes.
__________________________________________________________________________________
Essa publicação é uma reprodução do site oficial da Federação Pernambucana de Futebol, da assessoria de comunicação da FPF.
http://www.fpf-pe.com.br/pe-vai-ganhar-biblioteca-de-futebol/
Nenhum comentário:
Postar um comentário