sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aos poucos, a retomada do futebol baiano

A classificação de Bahia e Vitória para as quartas-de-final da Copa do Brasil de 2012, eliminando respectivamente Portuguesa e Botafogo, podem ser interpretadas como mais um passo do futebol baiano para uma definitiva retomada para o cenário nacional.

O Bahia foi rebaixado em 2003 para a série B do campeonato brasileiro, teve passagens pela série C, houve o desastre na Fonte Nova com a morte de 7 torcedores e interdição do estádio, e na Copa do Brasil não chegava nesta fase entre os 8 melhores desde 2004. Mas desde o ano passado o alto astral parece estar retornando ao Bahia. Retornou a disputar a série A do brasileirão, está classificado para uma competição internacional, a Copa Sulamericana, tem se preocupado em contratar grandes jogadores e técnicos de renome e tudo indica que pode montar um elenco mais forte este ano para ter uma melhor participação no campeonato brasileiro.

Já o Vitória, apesar de ter sido vice-campeão em 2010 da Copa do Brasil, em anos recentes esteve disputando as séries B e C, e novamente foi rebaixado para a série B em 2011. Ultimamente está sempre beliscando boas campanhas na Copa do Brasil, se mostrando um time copeiro, e este ano parece que vai firme a mais uma excelente campanha.

Como curiosidade, juntos, Bahia e Vitória não chegavam a essa fase na Copa do Brasil desde seu primeiro ano de disputa (1989), justamente um ano após o expressivo título nacional do Bahia (1988) e poucos anos antes do Vitória ter feito uma campanha sensacional e ter ficado com o vice-nacional de 1993 (perdendo o título para o timaço do Palmeiras).

Para ser mais evidenciada essa retomada do futebol baiano, será fundamental que o Bahia faça uma campanha para ficar entre os 10 do brasileirão, faça um bom papel na Sulamericana indo para uma fase internacional e fique pelo menos entre os 4 finalistas da Copa do Brasil (o que nunca conseguiu até hoje). E o Vitória, será essencial seu retorno pra série A e uma campanha que leve ao seu primeiro título nacional através da Copa do Brasil.

Daí sim poderemos confirmar a ascensão do futebol baiano, com dois times na série A, com ambos possuindo títulos nacionais, com Barradão e a nova Fonte Nova sempre cheios. Deste momento em diante poderemos dizer que os dois maiores clubes da Bahia brigam para ver quem será o melhor entre os melhores, e não quem será o pior entre os piores.

Um comentário:

  1. ótima análise meu amigo WAGNER, como diria meu outro amigo João Bani, enquanto não deixarmos o provincianismo não voltaremos a ser os MAIORES do NE e grandes tb no BRASIL.
    claro que a rivalidade pesa e NUNCA torceremos pelo rival numa decisão, mas é legal ver novamente o futebol baiano sendo respeitado!

    ResponderExcluir