sexta-feira, 15 de abril de 2011

Futebol Clube do Porto! Uma máquina?????

Pouca gente acompanha o futebol português ou melhor o campeonato português, mas quem o assiste, pode comprovar o nível do clube do norte de Portugal! E quem o acompanha pode dizer que é um privilégio, visto que este time hoje em dia consegue praticar um futebol de encantar que atualmente estaria só ao alcance de grandes potências como o Barcelona, Real ou Manchester United!
O já campeão português, com 5 rodadas de antecedência, pode se tornar campeão invicto daqui a 4 jogos! Em 26 jogos, 24 vitórias e 2 empates! 61 gols prós e 11 sofridos! Tem no atacante brasileiro Hulk, o artilheiro da competição com 22 gols e apresenta no pódio em 3º lugar na lista dos melhores goleadores o colombiano Radamés Falcão com 12 gols! Tem um treinador com 33 anos, ex auxiliar do que hoje em dia é considerado o melhor treinador do mundo, José Mourinho! Mas André Villas Boas só "copia" o mestre na arte de ganhar, pois ao contrário do Special One, a arrogância passa longe e a simpatia é marca registada!
O que faz com que o Porto seja essa máquina?
Em primeiro lugar, há uma cultura no clube, que mesmo aqueles jogadores que chegam a pouco tempo lá, encarnam o espírito vencedor que é comum no Dragão! Depois, há uma região em causa, a região da Cidade do Porto, arredores e quase o norte de Portugal no geral, que assimilam um querer contra o snobismo da capital, Lisboa, onde estão situados os dois maiores rivais, O Benfica e o Sporting! E por último, a capacidade de escolher jogadores e técnicos e fazer deles campeões! Na atualidade, o FCP está nas meias finais da Liga Europa, ao lado do Benfica, SC de Braga ( grata surpresa !), que é treinado por um ex jogador do Porto e dos espanhóis do Villarreal, sendo este último o adversário seguinte na competição dos azuis e brancos! Não me inibo de dizer que o vencedor deste jogo, será certamente o ganhador da Liga! Mas agora vejamos a campanha deste clube na Liga Europa:
Na fase de grupos, foram 6 jogos, com 5 vitórias e 1 empate, 14 GP e 4 GC;
Nos 16 avos, jogou contra o Sevilha e em dois jogos, 1 vitória e 1 derrota ( a única ) com 2 GP e 2 GC, passando a fase seguinte pelo critério de gols marcados na casa do adversário ( 0x1 e 1x2 );
Segue-se os 8ºs e nele encara o CSKA e mais 2 vitórias com 3 GP e 1 GC;
Vem os 4ºs e nele uma lavada: Contra o Spartak duas goleadas selaram a passagem do clube as meias...10 GP e 3 GC!
Radamés Falcão é o artilheiro da competição!
Hoje em dia chego a pensar que o FC do Porto está na Liga errada...Portugal está pequeno para ter o clube nos campeonatos daqui! Era preciso transferi-lo para Espanha ou Inglaterra, onde estão Ligas mais competitivas!
Vou deixar a escalação base do Porto, marcando por posição sem respeitar os números:

01. Hélton - Brasileiro
02. Fucile - Uruguaio
03. Rolando - Português
04- Ottamendi - Argentino
05 - Álvaro Pereira - Uruguaio

06- Fernando - Brasileiro
08- Guarín - Colombiano
10- Moutinho - Português

07. Varela - Português
09. Falcão - Colombiano
11. Hulk - Brasileiro


Para finalizar...sou sportinguista! Já não há como mudar!
Abraços!

Um comentário:

  1. Fazendo uma correção:
    O nome do jogador Falcão é RADAMEL e não Radamés como havia citado!
    As minhas desculpas!

    ResponderExcluir