domingo, 3 de fevereiro de 2013

Santa Cruz Futebol Clube 99 anos



03 de Fevereiro de 1914... Parecia ser mais um dia comum no Recife aristocrata e em grande crescimento comercial. Mas esse dia mudou a história da Cultura Pernambucana...

O remo ainda era naquela época o Esporte principal nos Desportos do Estado e do País, porém o Futebol já estava em grande crescimento de popularidade pelas capitais brasileiras, e em Recife não era diferente.

Enquanto Náutico e Sport duelavam nos mares e aos poucos migrando para o futebol solidificando suas torcidas e admiradores pelas classes mais elitistas do Estado, o grande povão pernambucano em especial negros, mestiços e analfabetos eram excluídos de participarem desses tipos de eventos. Isso em breve acabaria...

Enquanto isso no pátio da Igreja de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista no centro do Recife, um grupo de jovens entre 14 e 16 anos, estudantes do Colégio Salesiano, se reuniam para a prática desse esporte que se popularizava a cada dia: o futebol.

Inconformados com as descriminações que viam a cada dia nos desportos da cidade, esse grupo de 11 jovens idealizadores criaram o que seria uma quebra de paradigmas e uma revolução na Cultura Pernambucana e no Desporto Pernambucano e do Nordeste... Com a benção de DEUS, Surgia ao lado de uma Igreja, o SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, formado por garotos mas que em pouquíssimo tempo era formado também por negros, mulatos, mestiços, brancos, ricos e pobres.

Uma das marcas desse Clube é a diversidade de povos e classes sociais, mas é claro que, identificação maior teve o Clube com o povão, os mais humildes e que nunca largaram o Clube que era alvi-negro, mas depois tornou-se Tricolor, ampliando ainda mais sua fama de Clube de Massa e de Aceitação Popular.

Mesmo sem conquistar títulos até o ano de 1931, arrastava uma massa gigantesca em qualquer lugar que joga-se. Primeiro Clube a incluir um jogador negro que se chamava Teófilo, foi um grande goleador do Clube e criou o escudo do SANTA CRUZ, de tamanha foi a sua gratidão por ter aceitação dentro do Clube.

Nada é fácil no SANTA CRUZ. Teoricamente tinha tudo para ser um clube pequeno no início: Sem sede própria, sem material esportivo próprio, sem os grandes barões que ajudavam suas respectivas equipes...
Mas o SANTA tinha algo que poucos Clubes tinham, mas tinha de uma forma incomum.... TORCIDA.
No SANTA CRUZ, todos ajudavam com um pouco, e na base da união e participação de todos, o SANTA ganhava mais adeptos por onde passava, conquistava o carinho da poeira pernambucana por onde passava.

Tudo isso provocara um choque na Sociedade Pernambucana, uma revolução sem precedentes... Do dia 03 de Fevereiro de 1914 em diante, tudo mudaria pra sempre.

HOJE É DIA DE CULTUAR ESSE DIA HISTÓRICO NO FUTEBOL. ANIVERSÁRIO DO CLUBE DO POVO, O MAIS QUERIDO DAS MULTIDÕES.

"O Santa Cruz nasceu, e vai viver eternamente" Alexandre Carvalho, um dos Fundadores do Clube.

"O SANTA CRUZ É IMORTAL, ASSIM COMO A SUA TORCIDA GIGANTESCA".

Bruno Lima, torcedor apaixonado do Santinha e Americano de formação e coração.

4 comentários:

  1. Tá ai a prova que somos a maior torcida do estado !

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Guilherme, com o Santinha sempre e onde ele estiver! Santinha o clube mais popular do estado e mais amado do mundo..rsrs

    ResponderExcluir
  3. Esequias, vc viu no facebook o respeito que tenho pelo tricolor apesar de não ser torcedor do Santinha.
    Parabéns a essa imensa torcida que faz do SCFC um time diferente de todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei disso meu amigo, e tenho o mesmo respeito pelos irmão Baianos do Vitória e Bahia, vou além nosso lindo e querido Nordeste é diferente, gente diferente, torcidas e clubes diferentes, viva o Santinha, o Vitoria, Bahia, CSA, CRB, AMÉRICA/RN, ABC, FORTALEZA, CEARA E Muitos outros grandes nordestinos.

      Excluir