quinta-feira, 28 de julho de 2011

Futebol - Uma paixão que diminui a cada dia.

Sempre gostei de futebol, desde garotinho fui um torcedor presente no estádio, era aquele pirralho que juntava a mesada dos meus pais e dos avós para comprar todas as camisas do meu time, e ir a todas as decisões possíveis.

Muitas foram as lembranças desse período. Algumas boas, outras ruins, mas o importante era ver aquela mistura de cores, de cantos, de gente subindo ou descendo as escadarias da Fonte Nova. O futebol para mim sempre foi um divertimento, e em certos momentos servia até como uma terapia, uma forma de esquecer os problemas diários da vida (eram 2 horas apenas de lazer e prazer).

Mas a verdade é que de uns tempos para cá essa paixão tem diminuído a cada dia, e vários são os fatores para que isso aconteça.

1 - Hoje em dia ir ao estádio de futebol é algo no mínimo perigoso! Não é preciso muito esforço para achar dezenas de relatos onde pais de famílias sofreram nas mãos das ditas torcidas "desorganizadas". Pior, usar seu manto sagrado hoje em dia, é se expor ao perigo.

2 - Futebol esta virando um esporte onde apenas ricos ou desocupados podem ir ao estádio, porque falando a verdade, qual o trabalhador que pega no batente as 6:00 ou 07:00 da manhã pode chegar em casa as 02:00 após a sessão coruja dos jogos das 22:00?

3 - Falar dos mandos e desmandos da CBF, das viradas de mesa, dos arrumadinhos assumidos em entrevistas do próprio mandatário, das falcatruas, do descaso com clubes que são os verdadeiros pilares do nosso futebol seria chover no molhado, a verdade é que o futebol virou um balcão de negócios onde apenas 1 (e seus comparsas) enche os bolsos...dá nojo!

Pra completar, ontem tivemos uma manifestação contra o "senhor" Ricardo Teixeira, o megatuitaço #foraricardoteixeira, e o que vimos foi o total desdém do maior grupo jornalístico do Brasil com o assunto. Não vi uma linha em seu site, nenhuma linha nos blogs de seus comentaristas esportivos, em seus programas diários de esporte na tv, nada! Porque será?

Hoje acordei meio saudosista, lembrei da arquibancada mista, da saída do estádio onde a única preocupação era com as gozações, dos jogos na quarta começando as 20:30 ou 21:00, de quando o Brasil parava para ver até amistosos da "amarelinha", dos comentários de João "sem medo" Saldanha na Rádio Tupi, e do mestre Armando Oliveira na Sociedade, esses falavam o que pensavam, e não o que lhes era imposto, deve ser por isso...deve ser por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário