quinta-feira, 7 de julho de 2011

Todo MATUTO tem 3 características e 3 vícios.

Tenho todo orgulho de me auto-intitular como MATUTO.
Sempre adorei os aboios entoados pelos vaqueiros, de morar no interior, da lida, do cheiro de mato, do forrozinho no friozinho em Gravatá, de já ter pego uns 10 bichos de pé, coisa boa demais, afinal posso dizer que tive uma infância e adolescência feliz.

Aprendi que todo MATUTO de verdade tem 3 características e 3 vícios:

AS CARACTERÍSTICAS

1 - Batalhador, briga de sol a sol para manter sua família;
2 - Simples, Humilde e Honesto;
3 - Dá valor as suas raízes e seus costumes.

OS VÍCIOS

1 - A véia cachaçinha na volta da labuta;
2 - O cigarrinho de paia sentado na cadeira de balanço em frente de casa;
3 - A visitinha de vez em quando ao "inferninho" da Dona Odete.

Mas vocês devem estar se perguntando, o que tem haver MATUTO com um BLOG que fala de esportes né?

Pois bem, de um tempo para cá venho lendo em comunidades e redes sociais campanhas contra torcedores que moram em um determinado Estado e torce por um clube de outra região. Eu respeito essas campanhas, afinal estamos em um país democrático, mas o que me deixa puto da vida (DESCULPE PELO LINGUAJAR) é pejorativar esses torcedores como "MATUTOS". O que tem haver uma coisa com a outra? Por acaso esses torcedores se enquadram na característica número 3?

Eu sou, serei e morrerei MATUTO com orgulho, tentarei de todas as formas mostrar que esse tipo de comparação não é correta, e pior, é INJUSTA!

Só mais um detalhe, qual o problema do cabra morar em Pernambuco e torcer pelo Vasco, Flamengo ou Palmeiras? Por acaso existe alguma lei que obriga a pessoa a torcer por um time que seja de seu Estado?

Quem torce por qualquer time deve ser chamado de TORCEDOR e não de MATUTO.

Falta tolerância.
Falta capacidade de conviver com as diferenças.

Ah, EU escolhi torcer ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE pelo AMÉRICA FC/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário