terça-feira, 10 de abril de 2012

Paz no Futebol!


Ví essa imagem na comunidade FBO da minha amiga de todas as horas Núbia Gonçalves, e na mesma hora senti vontade de escrever sobre o tema, incluindo aí responsabilidades, direitos e deveres, além de uma opinião sobre o futuro.

Ultimamente falar em PAZ no futebol virou algo quase utópico. Muitos dos meus amigos que frequentam os estádios relatam casos de violência dentro e fora de campo, e apontam esse motivo como a principal causa do afastamento das grandes partidas (normalmente clássicos).

Não vou comentar sobre as torcidas DES-organizadas, quem conhece o Blog, ou me conhece, sabe qual a minha posição quanto à essas "organizações". Então, vamos simbora!

RESPONSABILIDADES

Na minha visão a sociedade civil, incluindo aí os clubes, as federações, a polícia (Civil, Militar e Federal), os torcedores e principalmente o Estado deveriam olhar com mais carinho para esse tema. As vezes me pergunto qual a dificuldade em fazer algo reunindo todos esses segmentos? Será que interessaria a alguém que o problema da violência NUNCA fosse resolvido?

DIREITOS e DEVERES


A Copa de 2014 esta batendo à porta, e penso que é de fundamental importância a nossa participação na cobrança dos nossos direitos, mas não somente durante a COPA onde quase tudo deverá funcionar a contento, a principal função do cidadão que gosta do futebol será COBRAR que os serviços prestados no MUNDIAL (segurança - dentro e fora de campo) se estendam aos campeonatos regionais e nacionais.

Ao mesmo tempo não custa nada lembrar que tudo começa com a NOSSA ATITUDE, ou seja, teremos que nos reeducar, pois o que vejo atualmente são pessoas (não GENERALIZANDO) que vão aos estádios afim de extravasar as suas frustrações do dia a dia, causando assim as famosas brigas de arquibancada, esquecendo do principal, afinal, futebol é divertimento.

FUTURO

Meu filho ontem completou 9 anos, ganhou entre outras coisas um boné do Santa Cruz (time para qual torce), e me perguntou : " Painho, me leva para ver Sport x Santa no domingo?". Na hora não quis dar uma resposta negativa, afinal era o dia dele, mas a verdade é que HOJE eu não teria coragem de leva-lo para um jogo desse tamanho e de tanta rivalidade, não me sinto seguro.

Pior é perceber que esse sentimento não é apenas meu, a cada dia que passa vejo que mais e mais pessoas compartilham dessa mesma visão, então me vem a cabeça a seguinte indagação : Se não houverem novos torcedores incentivados pelos pais indo aos estádios, como será o futebol daqui a 20 anos?

Deixo a resposta para vocês meus amigos...

Acho que me empolguei no assunto, tavendo aí minha amiga Núbia o que uma simples imagem pode gerar?!

Abraços a todos!!

Um comentário:

  1. Perfect.....
    Hj em dia há um despreparo tremendo na mentalidade das pessoas e essa é transmitida para qq tipo de eventos onde estão formadas massas humanas em grandes proporções! Infelizmente não podemos transmitir aos nossos filhos, o amor e a paixão q temos pelo futebol, levando-os aos estádios, para q eles possam vivenciar aquilo q é bom: Assistir ao nosso clube jogar no estádio e não via TV. Polícia, governantes, clubes, torcedor de organizadas batem de frente, cada um deles procurando a sardinha melhor para a brasa dele e esquece q o torcedor comum, um simples mortal, amante do seu clube de coração, quer paz e tranquilidade para torcer e não para estar presente no meio de uma guerra q não é dele...não é nossa!

    ResponderExcluir