sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como é bom escutar o RATM!!

Por : Fábio Nascimento


O nome do Blog - Futebol, Música, Literatura e Debates já demonstra o nosso intuito em abranger alguns dos assuntos mais interessantes em nossas vidas. Faz tempo que não escrevo sobre a minha maior paixão (engana-se quem acha que é a bola), a música, então vou deixar os assuntos esportivos e literários de lado, e falar de uma das minhas bandas favoritas.

Em 2010 estava no Rio visitando a minha trupe carioca (mãe, irmãos e sobrinho), era tempo de Copa do Mundo. Todas as ruas da Ilha estavam coloridas de amarelo e verde, além da ansiedade do povo por mais um título mundial de futebol.

Meu irmão é músico (sem querer puxar a brasa para a família, músico dos bons por sinal) e pra falar a verdade nós estávamos meio alheios a todo aquele alvoroço futebolístico, nossos assuntos invariavelmente começavam ou terminavam em música.

Relembramos as bandas que escutávamos quando moleques, as bandas preferidas, as que odiávamos e chegamos aos shows do sonhos. Citamos vários, mas 2 eram marcantes, um seria do Led Zeppelin, o outro do Rage Against The Machine.

À época o Led tinha um projeto aqui e alí que juntava os músicos originais e mais o filho de John Bonham. Já o RATM havia realizado alguns shows esporádicos desde 2007, mas anunciaram naquele mesmo ano que voltariam a fazer uma turnê com os membros originais após 10 anos do fim da banda.


Pois num é que os cabras realmente voltaram em 2010 (turnê pela América do Sul e do Norte), e como diz o nordestino "vieram com gosto de gás". Zack, Tim, Brad e Tom pareciam que tinham dado apenas 1 semana de descanso para recarregar as baterias ao invés dos intermináveis 10 anos de separação.

O show no SWU em Itú (como eu queria estar lá ) foi espetacular apesar dos problemas no áudio. O importante na verdade era ter a oportunidade de escutar músicas como Bulls on Parade, Bombtrack, Wake Up, Killing in the Name, Vietnow, Renegades Of Funk, provando que eles continuavam a fazer da música não só por divertimento, e sim, um instrumento de protesto e de denuncia.

Em 2012, o RATM trouxe o cd comemorativo de 20 anos do lançamento do emblemático Rage Against The Machine (1º cd da banda), trazendo no total 15 faixas (sendo 10 do cd original + 5 músicas bônus).


O RAGE sempre ficou marcado por não ser apenas uma banda, e sim, um veículo de divulgação a favor de vários grupos sociais que lutam por exemplo pela liberdade no Tibet, pela reforma agrária no México e no Brasil, além de combater ferozmente o capitalismo sem medida dos americanos.

Ter o RATM no cenário novamente (mesmo que em poucos shows no ano) é ser agraciado com o que de melhor apareceu entre o final de século passado e o inicio desse novo milênio no ROCK, portanto, como o próprio Zack esbraveja em boa parte das suas letras  "VIVA LA REVOLUCION" e aproveite SEM MODERAÇÃO!!

4 comentários:

  1. Fabio Nascimento,uma simpatia[pessoalmente e no Blog].Você é uma personalidade na sociedade,que expressa[bem],a simpatia e os sentimentos,na musica e no esporte.São diversificados os gostos musicais,particularmente,o Rock não é o meu gosto preferido,quando tocava Rock no Encontro de Brotos,ficava olhando[babando],a menina dançar com o rapaz,esperando começar a musica lenta[Internacional],quando começava,me dirigia[com um jeito galanteador],para ela,e ela não resistia a minha beleza,de Leonardo de Caprio,indo dançar comigo.Todos os gostos musicais são bem aceitos,por isso,todos são valorizados.

    ResponderExcluir
  2. Legal demais Fábio, certamente é um diferencial essa caracteristica do blog, e é muito bom ter acesso a informações sempre diversas, confesso que conhecia pouco do RATM, mas pelas palavras lidas acima já inevitavelmente me identifico por suas bandeiras e pelas músicas que ouvi depois de ter lido. Acredito na mudança da sociedade e acredito que podemos melhor sim e mais que isso, fazer parte disso. a qualquer mudança ou "revolução" certamente se inicia por nosso próprio comportamento, e iniciativas como a do RAGE. Bom demais cara!

    ResponderExcluir
  3. Ótimos dias os seus aqui na cidade maravilhosa amado irmão ! Tive a oportunidade de estar nesse show do RATM em Itu e te digo: É A COISA MAIS ABSURDA DE LEGAL UM SHOW DOS CARAS !!!
    Não tem nada igual com certeza. Te amo e dia 01/03 estou por aí para matar as saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente Mano!
      ainda vou ter a oportunidade de assisti-los em um show ao vivo.
      acho que QOTSA, RAGE e SOAD fazem a diferença no mundo rock atual.

      Excluir