segunda-feira, 15 de agosto de 2011

LITERATURA - Agora Vai! Contos e Haikai.

Há pouco mais de uma mês recebemos o Sr.Hans no Hotel onde trabalho. Cordialmente ele nos presenteou com um exemplar de seu livro lançado em 2006. Confesso que não sabia o que significava Haikai, e pacientemente o mesmo me explicou, ratificando com a seguinte frase: "Se você ler esse livro, certamente dará boas risadas". Dito e feito!

Recomendo a todos essa leitura dinâmica, divertida, e que conta realidades vividas por todos nós diariamente.

Abaixo um dos contos que mais gostei, boa leitura!


PRIVACIDADE

- Pai,o que é privacidade?
- Ora, filho, olhe no dicionário.
- Já procurei. Não tem.
- Mas, como? Tem certeza?
- Absoluta.
- Ah, deixe-me ver...Realmente, não consta.
Incrivel. Bem, Junior, privacidade é um conceito há muito ultrapassado. Do tempo dos meus tataravôs. Significava que sua vida era sua mesmo, particular. O que se fazia então não era da conta de ninguém.
- Nem roubar?
- Aí, se fosse pego, iria para a cadeia.
- Mas não havia controle nenhum?
- Só a polícia - e olhe lá!
- Que maravilha.
- Aí, foram reforçando a vigilância. Criaram o tal CPMF, um imposto sobre todos os cheques, e que era para ser provisório, e que hoje quer dizer controle permanente dos meios financeiros, permitindo ao governo fiscalizar todas as contas bancárias do país.
- Todas?
- Sem nenhuma exceção. Mas, isto só foi o começo. Vieram as vistorias dos cartões de crédito e de débito. As devassas das contas bancárias e dos telefonemas. Por outro lado, chegaram os radares, os raios laser, as câmeras, e os circuitos abertos e fechados de televisão.
- "Sorria, você esta sendo filmado." "Chore, você esta sendo observado." Hoje em dia, na rua, no escritório, em casa, aonde estiver, cada movimento seu esta sendo gravado.Você sabia que foi flagrado, no outro dia, enfiando o dedo no nariz, dentro do elevador daqui?
- Não brinque, pai.
- Pois é. Calcula-se que, em média você esta na mira pública a cada meio minuto. E o pior veio agora.
- O que é?
- Pela nova lei, nenhum recém-nascido sai da maternidade sem ter seu chip individual embutido atrás da orelha. Sabe por que lá?
- Não.
- Porque fica meio escondido, mas é de fácil acesso. Cada chip ligado aos computadores federais, e nada lhe escapa. Dizem que já há todo um mercado negro de chips, chips piratas, feitos na China, mas os infratores geralmente são apanhados. Hoje em dia, nem privada não é mais privada...É o Grande Irmão em ação.
- Grande Irmão?
- Era uma ficção uns séculos atrás, totalmente superada pela realidade, Ah, e tem mais uma coisa, Junior.
- O que?
- Quando você estiver beijando ou abraçando a Andréa, ou etc.,principalmente etc, cuidado com as câmeras escondidas que estão em toda parte.

PS : O problema do escritor de ficção é que sua história se torne realidade antes de terminar sua redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário