sexta-feira, 27 de maio de 2011

Debate - Intolerância assustadora

Há duas semanas, oito mendigos foram envenenados, no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, área nobre de BH. Felizmente, nenhum deles morreu. O fato chamou atenção pq colocaram uma garrafa de pinga na praça e nela continha chumbinho, veneno de matar ratos.
O processo está em andamento, ninguém sabe quem fez, mas da forma que fez, sabe - se que foi criminoso.
Hoje, leio que a praça do mesmo bairro, teve seus bancos e área de socialização arrancados, pela prefeitura,
que justificou dizendo que vai revitalizar o espaço e a retirada se fazia necessário apra evitar que mais mendigos fiquem por ali.
Projeto para que os moradores de rua não fiquem nas ruas, não tem.

Em São Paulo, a grande polêmica é a estação de metrô que querem construir em Higienópolis, também região nobre, alguns moradores de lá,  não querem, alegam que a área ficará muito movimentada, atrairá vendedores ambulantes e a criminalidade vai aumentar, a meu ver, eles tem razão. A outra parte que  não quer, a maioria trabalhadores, alegam que mais metrôs vão ajudar no fluxo de tranportes. Estão certo também.

Vejam outra situação, em Barbacena, interior de Minas, há uma grande rejeição ao projeto de construir uma penintenciária lá. A reclamação é geral, não querem que a cidade perca sua característica de cidade do interior, que está quase sempre em paz.

Não querer mendigos na sua porta, é um direito, mas vá a prefeitura, ao governo ou tente ajudá - los, dar veneno foi a pior forma que se achou para tentar resolver um problema.

Higienópolis é um bairro de gente rica, se eles não querem metrô, é um direito deles, ser rico não é pecado, se você trabalha na região e acha que o metrô é necessário, ótimo, sua opinião é tão válida quanto as outras, não torça o nariz pro seu patrão, opinião é opinião. Não seja preconceituoso.

Presídios numa cidade, não é "sonho" de ninguém, de político algum, de população nenhuma. Dá medo pensar que um Fernandinho Beira - Mar pode ser seu ''vizinho''? Dá, mas se tem que construir, se precisam do espaço, se o sistema carcerário é um dos grandes problemas desse país, não vejo muitas chances dessas reclamações surtirem algum efeito. único jeito é cobrar das autoridades que aumentem a segurança, que o presídio seja realmente de segurança máxima, que isso não venha causar um prejuízo muito grande a população. Eu sei que é sonhar demais que os governantes vão nos garantir que nada vai acontecer, mas em algum lugar tem que ser construídos os novos presídios. Ou vocês preferem mais bandidos nas ruas?

Intolerância, preconceito, mesquinhez...onde vamos parar?

Um comentário:

  1. Tem algumas coisas que são meio complicadas, no geral, sempre se pensa no individual, raro quando se pensa no bem coletivo. Confesso que sou bem egoísta também, costumo pensar bastante em mim primeiro.
    Estão errados? Não. Mas não podem questionar os outros por pensarem da mesma forma.
    Os cidadãos que não querem o presídio em 'sua' cidade, não podem reclamar que 'ninguém vai preso'. Os moradores que não querem uma estação em 'seu' bairro, tem de ficar 3h no trânsito sem reclamar.
    É cada um por si, na hora dos erros também, se vira pra resolver estes problemas, não tem de criticar o 'coletivo', nem tudo é culpa do governo, tem coisas que os cidadãos podem resolver, e tem coisas que os cidadãos atrapalham.

    ResponderExcluir