segunda-feira, 9 de maio de 2011

Falta um Jogador-Referência no Bahia

Há vários anos o Bahia não passa de uma temporada para a outra mantendo um time,e muito menos seu jogador mais importante em campo. Quando digo importante, não me refiro ao mais badalado, ao mais caro, àquela contratação bombástica do ano, mas àquele jogador que reuna liderança, experiencia e capacidade técnica, numa soma de diversos fatores. Muitas vezes um clube pode ter mais de uma peça assim. O Bahia dos anos 70 trocava jogadores de um ano para outro, mas a eficiencia de Baiaco permanecia e a habilidade e liderança de Douglas, também, por exemplo.

No futebol brasileiro, temos os exemplos de Geraldo, no Ceará, e Paulo Baier, no CAP, que passam os anos, permanecem liderando e garantindo qualidade aos seus times. Quem há de negar que a presença de Ramon por 2 anos no Vitória o ajudou a ganhar dois estaduais e chegar à final de uma CB? Jogadores veteranos, mas que conhecem seus clubes e são tão identificados com eles que sempre são uma garantia de qualidade, muito empenho e bom desempenho.

Um jogador no atual elenco do Bahia que precisa ser trabalhado com esse fim, pois tem experiencia, inteligencia e uma técnica fantástica, mas a quem falta voluntarismo, dinâmica (René já esta trabalhando isso nele) e confiança plena para assumir um papel de liderança, na minha opinião, é Tressor Moreno. O colombiano não tem a cobiça de outros clubes, devido à sua "meia-idade" futebolística, tem a vontade de se firmar no futebol brasileiro, parece ser um atleta equilibrado nos hábitos pessoais. Na região defensiva, estou gostando do comprometimento e raça demonstrados por Tite. Esse tipo de jogador o Bahia precisa preservar, para manter a identidade do grupo, de um ano para outro.

Vombora Bahia, Minha Porra!

2 comentários:

  1. Pode crer, Bani!!
    Na segunda metade dos anos 90, tínhamos o cabo Lima Sergipano, que não era lá um cara provido de uma técnica fantástica, mas que por outro lado encarnava a camisa do Esquadrão como poucos de sua época, e dava uma "cara" ao time.

    Acho que o último jogador que teve esse perfil e que de certa forma ocupou esse posto no Bahia foi o goleiro Emerson Ferreti, mas acho interessante esse jogador ser um cara de "linha" e não um goleiro, até mesmo pela mobilidade de poder chegar em um ou outro jogador pra levar uma palavra de confiança para o grupo.

    No atual elenco, acredito que o zagueiro Tite reúna as qualidades para o posto. É esperar pra ver...


    Paulo Brazil.
    Amante do Esquadrão.

    ResponderExcluir