quarta-feira, 11 de maio de 2011

Raio X da Libertadores


Restam 8 clubes na Libertadores, entre eles 1 brasileiro e 1 argentino. É uma surpresa apenas dois nas quartas, afinal Brasil e Argentina são os grandes campeões da América. Dos 51 títulos disputados, 22 foram conquistados pelos argentinos, 14 pelos brasileiros e 15 pelos outros nove países.

Brasil e Argentina conquistaram 70.6% dos títulos.

Nos últimos 20 anos o Brasil tem dominado a América.

Os brasileiros só ficaram fora de três finais, conquistaram 9 títulos e 9 vice-campeonatos. Tivemos duas finais entre brasileiros. Os argentinos ficaram fora de 11 finais, conquistaram 7 títulos e 2 vice-campeonatos. O Boca tem grande participação neste sucesso, com 4 títulos e 1 vice. Os paraguaios conquistaram dois títulos, colombianos, equatorianos e chilenos ficaram com um título cada.

Dos 8 finalistas, 4 campeões: Peñarol, Santos, Once Caldas e Vélez.

O Penãrol tem 5 títulos (60/61/66/82/87). Disputou 9 finais. Vive do passado. O último título foi na década de 80. Há 23 anos não chega nem numa semifinal. Em 20 anos, o máximo que o futebol uruguaio conseguiu foi uma semifinal com o Nacional em 2009. Este ano, o Peñarol surpreendeu. Depois de três derrotas na fase de grupos bateu o Internacional no Beira-Rio. Chegou longe.

O Santos tem 2 títulos, conquistados há 48 anos. Foi na Era Pelé (62/63). Depois dos anos 60, sumiu. Reapareceu 30 anos depois numa final. Perdeu do Boca em 2003. Além desta final, fez uma semi com o Grêmio em 2007. Este ano começou mal, tropeçou, classificou em segundo, passou sufoco no México e foi salvo pelo São Rafael. O time ainda não mostrou bom futebol na competição, mas tem potencial para crescer. Existe uma expectativa positiva nesta reta final.

O Vélez tem 1 título, conquistado no Morumbi, em 1994. Pênaltis. Dos 6 títulos do Boca, 4 também foram nos pênaltis. O único representante da Argentina não mostrou bom futebol na fase de grupos. Classificou em segundo atrás do Católica. Nas oitavas conseguiu duas boas vitórias. É argentino, merece respeito, pode crescer na reta final, mas enfrenta o bom Libertad.

O Once Caldas tem 1 título, conquistado em 2004. Foi uma vitória da retranca, mas indiscutível. Bateu o Santos nas quartas, São Paulo na semi e Boca Juniors na final. Nunca mais foi o mesmo. Mata-mata adora consagrar equipes de curta duração. Aliás, foi a única vez na história em que chegou entre os quatro finalistas. Está em greve e ameça não jogar no Brasil. Claro que o assunto deve ser resolvido, mas assim como o Peñarol, o time chegou longe demais.

Libertad, Cerro Porteño, Jaguares e Católica nunca conquistaram a Libertadores.

Será que vamos ter um campeão inédito? Tudo é possível nesta Libertadores cheia de surpresas.

Libertad, Católica e Cerro têm as melhores campanhas, seguidos de Santos, Vélez, Jaguares, Peñarol e Once Caldas. O Libertad decide em casa contra todos. Tem um confronto duríssimo contra o Vélez. A Católica decide em casa contra o Peñarol. O time chileno é favorito. O Cerro decide em casa contra o Jaguares. Este time do México é irregular. Não empatou na primeira fase, depois passou com dois empates, sendo um 3×3 na Colômbia. Difícil avaliar uma equipe com 3 vitórias, 3 derrotas e 2 empates.

Libertad, Católica e Cerro só perderam uma partida. Jaguares é imprevisível.

Libertadores é o título mais difícil, desejado e emocionante da América.

Créditos: http://blog.jovempan.uol.com.br/fernandosampaio/geral/raio-x-da-libertadores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário