terça-feira, 21 de junho de 2011

Crise Financeira abala Futebol Europeu.

A visão dos brasileiros que encaram o futebol europeu como realização de um conto de fadas nem sempre corresponde a realidade.

Países como Espanha, Itália e Inglaterra (principais potências do esporte) encontram-se com vários clubes em estado de falência ou em grave situação financeira para a temporada 2011/2012.

Na Espanha, segundo a LFP (Liga Espanhola), 21 clubes da 1ª e 2ª divisões foram denunciados por falta de pagamento envolvendo cerca de 300 jogadores, e o risco de uma greve geral dos profissionais do futebol é dada como certa para essa temporada.



Na Itália, desde a temporada 10/11, os clubes buscam diminuir o número de contratações e segundo a imprensa italiana muitos clubes propuseram redução salarial aos seus principais jogadores, caso de Totti e De Rossi no Roma. Inter e Milan, que atualmente possuem a melhor situação econômica do Calcio realizam contratações bem mais modestas, inclusive com a utilização de empréstimo, como no caso de Ibraimovich, caso impensável há 5 anos atrás para os padrões do rossonero italiano.

Na Inglaterra, atual Meca dos jogadores (e empresários), a situação não é diferente. Apesar dos milhões de petro-dólares derramados no Manchester City, clubes como o Liverpool, que passou por uma grave crise financeira até ser comprado pelo magnata americano John Henry, ou o Chelsea, do bilionário Roman Abramovich, que anunciou em seu balanço um prejuízo de cerca de R$ 200 milhões na temporada 10/11, são exemplos da péssima fase financeira dos clubes europeus.

Segundo a Deloitte Consultoria, a dívida dos 20 clubes da Premier League estaria em R$1,5 bilhão, algo insustentável até para o poderoso e rico futebol britânico.

Vale salientar que para a temporada 2012/2013, a UEFA impôs que somente clubes que estejam inseridos nas novas regras de "jogo limpo financeiro" poderão disputar a Champions League.

Pois é, nem só de rosas, dinheiro e glamour vive o futebol do velho continente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário