sábado, 18 de junho de 2011

Futebol Americano - Um esporte em crescimento no Brasil.


Depois de um ano de muito trabalho estou curtindo as merecidas férias anuais, e em decorrência disso, estive passeando por Boa Viagem (Recife) junto com a família. Em certo ponto do passeio me deparei com algumas pessoas praticando um esporte pouco conhecido e difundido no Brasil, o Futebol Americano.

A curiosidade falou alto, fiquei alí assistindo ao treino, e logo depois a uma partida. Foram cerca de 2 horas ( que não senti passar ) que me fizeram despertar o interesse em escrever sobre o esporte. Mas como fazer?? São poucas as matérias e principalmente pouquíssimas as pessoas conhecidas que praticam o Futebol Americano no Brasil.

Fui buscar informações com quem conhece e pratica o esporte.

Brunno Costa pratica o esporte há 7 anos, passou por 3 times, o Tijuca Fênix, o Copacabana Titãs e o Botafogo Mamutes ( time que conta com apoio do Botafogo Futebol e Regatas) . Já disputou 7 Carioca Bowl (Estadual), 1 Niterói Bowl, 1 Litoral Bowl (Torneio de Verão), e 1 Torneio de Seleções.

Brunno sobre o Futebol Americano : " O maior ensinamento deste esporte é a união, o grupo. Por ser um esporte tático, uma falha de qualquer companheiro dentro de campo fará com que a jogada não funcione. Por isso, desde quando você começa, tem que confiar nos seus companheiros, o mesmo acontece no sentido inverso. Ganhei muitos amigos neste meio, pois o esporte realça a parte mais forte de uma amizade, que é o companheirismo. Alguns buscam o equilíbrio meditando, outros jogando Futebol Americano, como eu."

Abaixo, algumas perguntas e esclarecimentos sobre o Futebol Americano:

FMLD - Qual seria o número de times/clubes praticantes do Futebol Americano no Brasil?
BC - No Brasil, hoje, temos várias modalidades no mesmo esporte:
FLAG FOOTBALL, que é sem contato e sem equipamento;
BEACH FOOTBALL, que é o jogado na praia, com contato, mas sem equipamentos;
FULL PADS, que é o que vemos na TV.

O número de times em cada modalidade ainda é incerto, mas a AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil), conta com 11 entidades filiadas, representando os Estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, MT, PB, AM e CE. O feminino ainda engatinha. Não existe um campeonato nacional, apenas alguns estaduais, diferente do masculino, onde já existem dois campeonatos nacionais.

FMLD - Quais os melhores times, e que Estado teria a melhor estrutura para a pratica do FA no Brasil?
BC - Em termos de estrutura, acredito que São Paulo, Goiás, Mato Grosso (Cuiabá) e Espírito Santo (Vila Velha) seriam hoje os mais avançados neste quesito. Porém, os times mais fortes estão no Rio de Janeiro, onde os jogadores são oriundos do Beach Football, que nasceu a mais de 10 anos no Estado. Com um preparo físico e uma maior experiência, nos primeiros anos, houve uma superioridade carioca, mas aos poucos, essa diferença vem diminuindo. Nos últimos anos, tivemos 5 torneios interestaduais, 2 torneios de seleções estaduais (com 6 seleções em cada edição, São Paulo venceu o primeiro e o Rio de Janeiro o segundo), 3 campeonatos de times nacionais, onde Rio (Fluminense Imperadores com 12 times de diferentes Estados), Vila Velha (Vila Velha Tritões 7 times de diferentes estados) e Cuiabá (Cuiabá Arsenal com 16 times de diferentes estados) venceram cada edição. Lembrando que temos 2 torneios nacionais por ano.

FMLD - Já existem federações do esporte no Brasil? E qual seria a entidade responsável no Brasil?
BC - A entidade nacional é a AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) e conta com 11 entidades filiadas, representando os Estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, MT, PB, AM e CE.

FMLD - Possuímos seleção brasileira de Futebol Americano?
BC - Como todo esporte amador, há muitas dificuldades de juntar jogadores de todo Brasil para jogos. A 3 anos atrás, foi criada a primeira seleção nacional do esporte, que foi jogar no Uruguai e perdeu por muito pouco. Podemos dizer que naquela época, poucos jogadores praticavam o esporte no estilo Full Pads (equipamento completo, como na NFL). O Brasil perdeu de 20 x 14, placar bem apertado. Existem planos de outros jogos, inclusive, a nova diretoria da AFAB está bem inclinada a isso.

FMLD - O Brasil em termos mundiais ainda esta engatinhando no esporte?
BC - Muito. Somos amadores. Acredito que hoje, no Brasil, tenhamos 1 ou 2 clubes que se sustentem, mesmo com apoio de clubes de futebol. É pouco para o número de times espalhados pelo país.

FMLD - Por que o Rubgy tem mais espaço na mídia e possui um investimento/patrocínio maior que o Futebol Americano no Brasil?
BC - Acredito que pela facilidade da prática (não possui equipamentos), pela maior abrangência do esporte no mundo (o FA é pouco difundido em outros países) e hoje em dia, pela notícia de que será praticado nas Olimpíadas do Rio (2016).

FMLD - Existe alguma ajuda governamental para a divulgação do esporte?
BC - Oficialmente não. Porém, alguns Estados conseguem ajudas pontuais. O que mais se destaca é o Vila Velha Tritões, que, segundo informações, ganhou um espaço para treinos em Vila Velha. Além disso, após seu titulo nacional, passeou pela cidade no carro do corpo de bombeiros e foram recebidos na prefeitura. Algo assim ainda não havia sido visto.

FMLD - Já existem jogadores/técnicos que vivem exclusivamente do Futebol Americano?
BC - Profissionais não, pois não recebem salários. Mas alguns amantes do esporte, que não podem jogar por algum motivo, ajudam fora de campo com seus conhecimentos. Mas hoje são poucos, principalmente por falta de tempo.

FMLD - Quais são as posições e quais as funções de cada uma?
BC - Conforme a NFL, não são permitidos mais que 53 jogadores em cada time. Apenas 11 jogadores por time entram em campo. Para entender esta escalação é preciso saber que em um mesmo time há três equipes com posições e habilidades específicas: o ataque, a defesa e os times especiais.


O ataque é reponsável por passar a bola à frente, em direção à zona final do adversário (End Zone). Para tanto, o atacante deve jogar a bola para outro jogador ou segurar a bola e correr para a frente. Veja a seguir as posições básicas do ataque.

Quaterback (QB): joga a bola para os receptore (receivers) ou passa a bola para um running back (RB). o quaterback também é considerado o cérebro do time, porque ele é o líder em campo.

Linha de Ataque: estes jogadores fornecem o bloqueio para os quarterbacks e running backs. abaixo as posições individuais dos atletas da linha de ataque:

Center (C): fica no meio da linha. uma de suas funções é passar a bola por baixo das pernas para o quarterback;

Guards (LG/RG): estes dois jogadores atuam no meio do campo;

Tackles (LT/RT): ficam posicionados do lado de fora de cada guarda. Cada equipe possui dois Tackles.

Receivers: correm pelo campo e pegam as bolas arremessadas pelo quarterback. Os receptores podem ser wide receivers (WR) ou tight ends (LTE/RTE) dependendo das suas posições em campo.

Running Backs (RB): jogadores que recebem a bola do quarterback e partem para a corrida em direção à zona final. dependendo da formação (organização) dos jogadores de ataque, um running back deve ser chamado de tailback (TB), halfback (HB) ou fullback (FB);

Defesa

Quando a equipe não tem a posse de bola, ela se defende e usa várias táticas para evitar que o ataque da outra equipe avance e marque pontos. estes jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. a defesa também tenta tirar a bola do ataque.

Agora conheceremos as posições da defesa:

Linha de defesa: os homens da defesa pressionam o quarterback tentando bloqueá-lo antes que ele lance a bola. eles também tentam impedir os running backs de correr com a bola. estes são os típicos homens da defesa. abaixo as posições individuais:

Ends (LE/RE): os atletas da linha defensiva ficam do lado de fora da linha e tentam avançar nos tackles de ataque;

Nose Tackle (NT): estes ficam ao lado da bola;

Tackle (LDT/RDT): os tackles atravessam um guarda e tentam cortar a linha de ataque.

Lineback: quando há três atacantes, um é o linerback intermediário (MLB) e dois são os linerbacks externos (OLB). Quando há quatro atacantes, dois são linebackers internos (ILB) e dois externos. Sua função éafastar os atacantes, conter os corredores e cobrir os receptores em algumas jogadas.

Cornerbacks (CB): evitam que os wide receivers peguem a bola interrompendo os passes do quarterback;

Safetys: jogam atrás da defesa para tentar evitar um passe longo ou uma corrida. Um strong safety (SS) fica em linha na lateral do campo onde há mais atacantes. O free safety (FS) joga em uma posição centralizada, no fundo.

Equipes Especiais

Se a equipe deve chutar a bola, ela usa uma unidade especial do time. Esta unidade inclui os chutadores, a linha de atacantes e os jogadores que correm pelo campo para bloquear um returner.

Placekicker: chuta a bola através da trave de gol para marcar pontos; chuta a bola para outro time para iniciar o jogo e após cada gol marcado;

Punter: chuta livremente a bola se sua equipe não consegue avançar a bola pelo campo;

Returner: durante um chute inicial ou chute no ar, o returner tenta pegar a bola e devolvê-la o mais longe possível. Um jogador pode marcar um touchdown em uma devolução.

Fonte: http://tackleblog.blogspot.com/2010/10/futebol-americano-quem-e-quem.html

FMLD - Em termos técnicos (JOGO) qual seria a maior diferença entre o Futebol Americano no Brasil em relação ao Futebol Americano praticado nos EUA?
BC - Falando apenas do estilo Full Pad, hoje não jogamos com as regras da NFL e sim da IFAF (International Federation of American Football). Muda pouca coisa. É uma regra que protege mais o jogador em determinados momentos.

FMLD - Em sua opinião, porque os brasileiros possuem a visão que o Futebol Americano é um esporte violento?
BC - Estamos acostumados com Vôlei, Basquete... O esporte mais violento que temos aqui é o Soccer. É cultural, vem de berço. Se você reparar, tanto Rugby quanto FA são esportes de países que são acostumados a guerrear. O Brasil é um país pacifico neste sentido, então, qualquer tipo de contato mais forte, trás repulsa, estranheza. Mas isso vem mudando aos poucos, quando a informação chega a quem vê. Até mesmo quem praticava a um tempo atrás, muitas vezes não aceitava certas situações de jogo. Hoje em dia é diferente. Que fique claro. O FA é um esporte completamente tático. O contato é apenas a forma de conter o adversário de grandes avanços.

Objetivo do Jogo

O Futebol Americano é um esporte de contrastes. Tem bastante ação entre as jogadas e muita estratégia entre elas. Alguns jogadores são extremamente grandes e pesados, já outros são pequenos e ágeis.
O objetivo do jogo é avançar com a bola até ao fim do campo (
end zone) adversário e somar pontos. A equipe que está no ataque, tem 4 tentativas para avançar no mínimo 10 jardas, via aérea ou via terrestre, cabe ao técnico e/ou ao quarterback (jogador que faz os passes e capitão do time) decidir que tipo de jogada será feita. Caso não consiga, a posse de bola passa para o outro time, caso consiga, continua avançando até chegar à end zone. Feito isto, a equipe ganhará 6 pontos (touchdown), além do direito de tentar o extra point que pode valer 1 ou 2 pontos, dependendo da jogada escolhida pelo time do ataque.
O time também pode optar por tentar um
field goal durante sua investida ao ataque. Esta jogada consiste em um chute de bola parada, normalmente a menos de 40 jardas da “trave”. Neste caso, caso convertido, o gol valerá 3 pontos.

O campo de jogo possui 100 jardas de comprimento e 53 metros de largura. A partida é dividida em 4 quarters de 15 minutos cada.

Fonte: http://tudosobrefutebolamericano.blogspot.com/2007/09/as-regras.html

Para maiores informações, acessem os sites abaixo:


Nós do BLOG Futebol, Música, Literatura e Debates esperamos realmente que matérias desse tipo ajudem a divulgar o esporte em todo o Brasil e traga novos adeptos ao futebol da bola oval.

E aí, vamos jogar?!

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelo interesse em publicar sobre o esporte. Temos muitas dificuldades de divulgação e apenas em cidades pequenas, que não tem como força o "soccer", estamos conseguindo espaço. Mas o esporte vem crescendo e, por alto, devemos ter cerca de 3 mil praticantes. Isso será respondido pela AFAB ainda este ano.

    Abraço!

    Brunno Costa

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria, Família!!

    ótimas fotos

    ResponderExcluir
  3. Brunno

    Eu que agradeço a ajuda e tenha certeza que essa casa estará sempre com as portas abertas para divulgar torneios e resultados sempre que houverem.

    Abraço

    ResponderExcluir